quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Picada contra a bebedeira

Prezado leitor, esta é a nossa primeira postagem do ano. Espero que gostes e que aproveites da melhor forma. Abaixo, transcrevo um pequeno texto, extraído da Revista Galileu, para que fiques por dentro de algumas novidades em relação ao consumo de álcool pelos jovens no mundo.

Picada contra a bebedeira

Uma aplicação por mês e adeus porres, vexame, ressaca... É o que promete novo estudo
Fernanda Colavitti

Sua promessa de ano-novo foi pegar leve na bebida, mas, nem bem acabaram as comemorações de final de ano, o carnaval já está aí... Não é só você que acha difícil resistir a tantas tentações. Por esse motivo, a ciência tem procurado uma forma de acabar com a fonte do problema: a vontade de beber. Que tal injeções mensais de uma substância que diminua a vontade de tomar um porre e ainda reduza os efeitos prazerosos do álcool? Segundo um estudo coordenado pela pesquisadora Sandra Lapham, do Centro de Pesquisas em Saúde Comportamental do Sudeste, no Novo México, EUA, essa parece ser a maneira mais efetiva de acabar com a bebedeira. Os cientistas compararam a administração mensal da droga naltrexone em forma injetável - que tem exatamente os efeitos descritos - com a de placebo. Os pacientes que receberam a dose mensal ficaram mais tempo sem beber.
A má notícia é que a injeção de naltrexone não está disponível no Brasil. Por aqui, temos somente o comprimido, que é administrado diariamente. A vantagem da dose mensal é a maior adesão ao tratamento, pois o paciente não precisa lembrar de tomar o remédio todos os dias. Mas mesmo os comprimidos, vendidos no País há cerca de oito anos, não costumam ser receitados, apesar de serem comprovadamente eficazes e seguros, segundo o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Unifesp. "Além de um tratamento caro, cerca de R$ 5 por comprimido, a maioria dos médicos desconhece o composto", diz ele. Que tal ficar longe da tentação nesse carnaval?
(extraído de Revista "Galileu", Editora Globo, Fev. 2009)
Então? Tem gente por aí querendo fazer uso de drogas para poderem perder o gosto pelo álcool e, assim, conseguir largar o vício. O que Achas disso?? Como ficaria o mundo sem álcool para os jovens? Comenta um pouco!
Um abraço e até a próxima!

35 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar tua iniciativa Otávio. É através de ações como a tua que teremos um enriquecimento da nossa vida escolar. Espero que nossos alunos aproveitem ao máximo. O projeto tem meu total apoio.

Unknown disse...

com certeza este texto e a realidade a tecnologia desde sempre vem ajudando as pessoas a ter mais traquilidade em varios assuntos!
mas muitas vezes as pessoas se acomodam com tamanha facilidade do mundo virtual.
sabendo usar com moderaçao ajuda muito,mas as vezes as pessoas acham que tudo pode ser resolvido pela internet e na vida real nao e bem assim,serve para ajudar as pessoas e nao para tomar o lugar das pessoas.
finalizando o texto e super interessante e com certeza concordo plenamente com o autor.

fernando disse...

O texto é muito legal, porque com essa pesquisa feita vimos o quanto a tecnologia é muito importante e usada no dia.
As pessoas se comunicam e tambem ajuda até a Ciencia a desvendar curas para doenças raras.
A cada ano que passa vai a teconogia crescendo mais ainda!

fernando disse...

fernando daniel da silva mininni

RENATA BRITTO disse...

bom é impossivel pra quem curte o carnaval ficar sem beber,acho que nao é tao simples assim acabar com o alcóol é como as drogas.Que ainda com tudo eu acho as drogas bem pior que a bebida,aqui no brasil nada funciona,nada existe é um pais bem desqualificado em comparação aos outros.E acho que os jovens ficassem sem o alcóol,o comercio envendaria outro tipo de bebida que fosse similar com o alcóol,e ai os jovens passariam a consumir este produto.E também tem outra coisa tem muito menor de idade que compra bebida com alcóol,acho que ai está ao grande problema nao deveriam comprar se nao comprovasse a maior idade em várias festas acontece isso,em bar assim como o cigarro.Que diz a lei "proibido pra menores" entende é isso o que eu acho.






ass:Renata Sousa Britto
t:2G

Thaís Cruz disse...

Na minha opinião beber é um vicio igual ao de uma droga qualquer, o mundo sem o álcool ficaria mais sóbrio, não só os jovens como os mais velhos, poderiam beber com mais responsabilidade, causando assim menos acidentes de transito e familiares.
Thaís Rodrigues Cruz

André de Paula. disse...

Talvez se as pessoas dessem mais atenção na Palavra de Deus e tentassem viver pelo menos um pouco os mandamentos,não seria neccessário medicamentos para controlar a bebedeira,desculpe-me o que vou escrever agora,mas falta um pouco de vergonha na cara de quem bebe para se enbriagar,não é necessário ir para uma festa e beber para perder o controle,as pessoas não pensam nas consequências que podem vir,não enxergam o péssimo exemplo que estão dando para os outros.Pois tem que ter moderação para certos tipos de ato e além do mais pode causar vários problemas para a saúde.

Unknown disse...

Bom minha opniao sobre o texto é que nao temos que tomar remedios ou injeçoes pra parar de beber e sim saber quando e até quanto podemos beber.
Temos que ser responsaveis a cima de tudo, além de que existem pessoas que bebem pouco e pra descontrair nem todo mundo tem vicio alcoolico!
Ass:Katiucia Pires 2°f
Tipo acho que os jovens nao sobreviveriam sem alcool "brincadeira"!

Unknown disse...

É uma boa ideia já que os jovens de hoje não tem a cabeça no lugar e acham que a vida vai ser sempre assim, sem compromisso, responsabilidade e etc...
Mas o que mais encomoda é que tem varios meios de saber o mal que a bebida e a droga causa e eles olham e também sempre tem um amigo que dá conselho e muitos acham que pode acontecer com qualquer um menos com eles, e para aprenderem a dar valor a sua vida acabam sentindo na própria pele.
Infelizmente o mundo está assim de cabeça para baixo.
Aline Da Silva Grimmler 2ºf

Espaço Virtual disse...

Que venha logo essa vacina! hehehehe A melhor maneira de não se tornar um viciado é impor limites em suas vontades... saber usar de maneira moderada o alcool, e não adiquirir um vício para perder outro. Acredtio que usando drogas ou medicamentos para diminuir o uso do alcool não seja a solução, pois você será sempre "um dependente químico". Usando a bebida de maneira moderada, por exemplo em festa, sem fazer vexame lógico, beber por alegria, comemoração, etc... isso é bom, o ruim é quando temos alguns problemas e não sabemos como lidar com eles e acabamos nos entregando a isso e assim adiquirindo o vício muitas vezes diário.

Rafael de Lima
3ºC

Thais disse...

Bom eu acho que o mundo sem bebida alcoolica seria bem melhor assim nao teria tantos acidentes de transito e nao teria tantos pais batendo em seus filhos e mulheres,
Os jovens só estao se matando e nao tiram proveito nem um,claro que em festas é só para se divertir mais mesmo assim é perigoso porque eles acham que são super-homens, que podem fazer tudo o que vem na cabeça.
Thais Botelho da Cunha 2g.

Bruno jachson mendes disse...

Na minha opinião esse tratamento é um grande avanço na ciência , porém não vai ser um tratamento para todos pois ainda não chegou ao Brasil e se chegar deve sair muito caro .
No assunto carnaval é impossível segurar a tentação ,então
na minha opinião vale mais apena a pessoa fazer um esforço
do que pagar furtunas em medicamentos .
Em relação a bebedeira , os doentes devem ter um pouco mais de força de vontade pois muitos começam o tratamento mas voltam a beber.


BRUNO JACHSON MENDES 2°ANO G

Andriele disse...

O mundo sem bebidas alcoolica seria bem melhor mais eu acho que as pessoas em geral não só os jovens mais toda população deveria se concientizar em beber mais socialmente porque beber alcool não faz falta é só uma maneira de descontrair algum evento ou melhor nem beba se não sabe se controlar pois beber causa muito prejuiso na sua vida na sua saúde. há! se beber não dirija! esse é o meu recado! bj!Andriele 2G

Unknown disse...

Eu Douglas penso que sem o álcool o mundo ficaria mais seguro esem tantos acidentes,mas mesmo assi as pessoas ainda cometem esse tipo de crime tira a própria vida e a de inocentes.

Anônimo disse...

Provavelmente se o jovem parasse de beber ele usaria outros tipos de drogas para se "descontrair".A bebida causa diversas doenças como câncer de fígado, cirrose hepática entre outros.A bebida ainda envelhece a pessoa e causa dependência.O mundo sem a bebida na minha opinião seria o mesmo porque concerteza alguém descobriria algo até pior.
Jéssica Soares Porto 3 C










]

Stephanie Prietsch disse...

Bom .. Acabar com a bebedeira? É, quem dera se fosse tão fácil.
Cada dia que passa o mundo vem crescendo descobrindo novas fórmulas, para acabar com doenças, bebedeiras, drogas ..
Mas não é tão simples assim! É muito fácil dizer, eu vou parar de beber, mas pra conseguir ?
Quem sabe com essas injeções, comprimidos, ajude com o alcoolismo.
Mas depende da força de vontade de cada um.
Mas como diz no início do texto, carnaval, ano novo, não dá pra ficar sem uma bebidinha. Mas claro, com consciência, e moderação!

Stephanie Prietsch. 2ºG

bruno alves disse...

Na minha opinião e dificel achar alguem que nunca bebeu e que ainda bebe alguma bebida alcoólica.Esse vicio de bebe ,para os que bebem eu mesmo vicio da queles que usam droga no dia dia.Mas se as pessoas bebessem sucessivamente iria acabar com muitas tragédias que acontece no mundo por causa das bebedeiras.


Bruno Alves 2ºg

Felipe Dutra disse...

É o vicio em com bebidas é algo bem difícil de combater, porquê as pessoa geralmente não assumem que estão doentes.Mas o primeiro passo para se curar dessa doença é assumir que é doente.Seria bom que com essas injeções e outros tipos de remedios, realmente ajuda-se as pessoas a se livrar desse vicio.

Mas quer ver quando isso vai acabar?nunca, só se paracem de vende.Semnpre tem aquelas pessoa que não sabem a hora de parar.

Felipe Dutra 2G

Unknown disse...

Na minha opiniao beber é como qualquer outo vicio .Uma ótima idéía essa vacina contra bebedeira,pois o mundo sem alcool seria uma boa sem acidentes no trasito e brigas entre familia
´´alem de tudo temos que ter responsabilidade``
AMANDA 3ºC

sheilaCoimbra disse...

Acho que tudo que queira pode ser alcançado com força de vontade e determinação.Mas algumas pessoas não conseguem e precisam de ajuda médica.Tenho familiar que é alcoólatra e não consegue "encarar" as dificuldades sem beber.

janice disse...

bom é impossivel,ficar sem beber quem curti festa, as vezes as pessoas acham que tudo pode ser resolvido com o alcool. mas na vida real não é bem assim, na minha opinião beber é um vicio ruim mas é melhor beber do que usar drogas

Mariza Barboza T:3ºC disse...

Gostei da iniciativa professor,pois e´mais um incentivo para nós alunos que vivemos reclamandodas aulas serem monótonas.
Quanto ao texto,tudo depende de nós,se tivermos força de vontade não precisaremos de alcool para nos divertir e usar drogas para deixar o alcool é como trocar uma coisa ruim por uma péssima.

Anônimo disse...

O mundo ficaria bem melhor se diminuísse o número de jovens que bebem,mas seria ainda bem melhor se não precisassem do uso de outras drogas para essa evolução.
Acredito que esse tratamento deveria ser aderido por pessoas que realmente necessitam como os AA,e não por jovens saudáveis que possuem condições de deixar o vicio.


Caroline Dutra Costa 3 ano C.

EDY disse...

Seria muito bom todos longe de bebidas alcoólicas .mais propagandas e incentivo e mais forte que qualquer injeção ou boa vontade que inventarem contra a bebida ,se eles conscientizarem e visem que bebi da e um comercio que lucra muito assim como o de cigarro e que só prejudica vidas
A atitude da injeção e ótima agora falta conscientização de todos .
EDEN CAVALHEIRO3°C

Anônimo disse...

O jovem adora fazer o que esta na moda se um amigo fez ele tem que fazer também,o que falta na cabeça dos jovens de hoje é maturidade, responsabilidade, pois ele faz sem pensar nas consequências e sempre acaba se arependendo no final.Procurar ajuda proficional é a melhor saida a ser tomada e não viciando-se em outras drogas porque só pioraria a situação.SEJA CONSCIÊNTE POIS VOCÊ ESTARÁ PREJUDICANDO A VOCÊ MESMO.
LETICIA MACHADO 3C

Unknown disse...

O texto fala de um grande problema que enfrentamos no mundo atual , que a bebida esta causando grandes tragédias as pessoas acabam bebendo e perdendo o juízo como por exemplo dirigindo alcoolizado e pondo em risco a vida dos outros ,brigando e perdendo a noção.

jennyh disse...

Beber não leva niguém a lugar algum...Apena sproporciona uma felicidade momentânea, e na maioria dos casos, destrói a vida de muitas pessoas que não têm nada a ver com a situação.
Então você que bebe, esta na hora de lagar a "maldita" e acordar para a vida!
Jennifer soares
3° C

Jean disse...

Acho que a bebedeira não é o problema mas sim o prazer que quem bebe sente.A pessoa que bebe se sente mais corajosa para fazer o que quiser.
Acho também que o maior problema é a direção com quem bebe pois a bebida encoraja o usuario em varios fatores,da coragem para atravessar um sinal vermelho a 100 km por hora e coisas perigosas que arriscam a vida não só de quem bebe mas tambem a do proximo.

Jean Mendes
3C

Unknown disse...

Anderson
3° C

Bom o assunto é bem interessante,nesse texto observamos como esta o avanço de medicamentos em nosso dia-a-dia.
E bem interessante o uso desta vacina, mas ela deveria ser usada por pessoas viciadas em álcool e não em quem toma uma vez la que outra. e essas pessoas que optarem em usar esta vacina levem o tratamento a serio. e o que adianta também pessoas acharem que se usarem outro tipo de droga deixaram de usar o álcool, não adianta nada disso ela estará entrando em outro vicio pior. A pessoa tem que ter força de vontade mesmo e procurar por ajuda para sair dessa.

Unknown disse...

O texto fala deum dos problemas no mundo em geral. Beber eh bom, mas tem os momentos e as pessoas tem q ter conciencia. Que se beber e melhor dirigir,e se dirigir nao beba.

Jean 2º F

elizangela mendes gonçalves disse...

acho bom essa maneira com que estao querendo acabar com os porres de alcolatras esse vicio ja transformou a vida de muita gente num inferno a pessoa ja nao consegue mais viver sem esse vicio com essa vacina vai mudar comportamento desses alcolatras mas que pena que ainda nao tem aqui no Brasil.
elizangela 3c

Unknown disse...

O mundo sem álcool para os jovens seria uma monotomia,e tambem eles iam buscar no cigarro ou em qualquer outra droga o prazer que a bebida fazia neles,e também é imposivel acabar com a bebida álcoolica sera como as drogas em qualquer esquina você compra um baseado ou coisa do tipo...
dione 3C

will torres 2° g noturno disse...

SERIA ÓTIMO OS JOVENS FICAREM LONGE DAS DROGAS E DO ALCOOL.....
SERIA TALVEZ MUITO MELHOR PORQUE ELES SÓ QUERM BEBER ATÉ CAIR.
E MUITAS VEZES ELES SAEM DAS FESTAS BEBADOS E ARRISCAM A VIDA DAS PESSOAS CAUSANDO MORTES E DESTRUIÇÃO NA VIDA DELAS.
EU ACHO MUITO BOM TIRAR A BEBIDA DOS JOVENS, TENHO CERTEZA QUE A VIDA NO DIA-A-DIA, VAI MELHORAR.
PORQUE NÃO PRECIZAMOS DO ALCOOL NA NOSSA VIDA, PARA SERMOS "FELIZES"
ASS: WILLIAM I. TORRES DO 2° G

Unknown disse...

bom na minha opinião pelo que eu pesqueisei Os perigos de beber demais

Embora a bebedeira seja considerada um jogo para alguns, é um jogo muitoperigoso! O excesso de álcool diminui a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro, podendo interromper funções orgânicas vitais. Os sintomas incluem vômito, inconsciência e respiração lenta e irregular. Em alguns casos, resulta em morte. Cerca de um mês depois de concluir o ensino médio, Kim, uma jovem de 17 anos, foi a uma festa do tipo “beba-quanto-puder”. Ela consumiu 17 drinques antes de desmaiar. Sua irmã mais velha chegou e levou-a para casa. Na manhã seguinte, a mãe de Kim encontrou-a morta.

Beber demais raramente causa a morte imediata, mas ainda assim é uma ameaça à saúde. “O álcool pode prejudicar qualquer órgão em seu corpo”, diz o especialista em saúde mental Jerome Levin. “Os alvos principais do álcool são o sistema nervoso, o fígado e o coração.” Um artigo “tam bem a Uma nova pesquisa sugere que os alcoólatras jovens estão brincando com o perigo. Visto que o cérebro continua a se desenvolver até depois dos 20 anos, jovens que bebem demais podem perder quantidades significativas da capacidade mental.” O consumo crônico de álcool também está associado com o aumento de acne, rugas prematuras, ganho de peso, danos aos órgãos internos, dependência de álcool e vício de drogas.

Há outros perigos associados com o excesso de bebidas alcoólicas.


by bone wesley 3° C

Unknown disse...

Acho que a bebida não é uma coisa boa de nenhuma forma,nem uma cerveja,nem um um vinho ,nem conhaque ,nem nada, muitos já me disseram como tu és careta,mas tudo que leva as pessoas ao seu extremo para mim não e bom,talvez para os que gostam de álcool gostariam desse remédio apesar de não concordar,acho que para algumas pessoas seria o ideal para curar a bebedeira do domingo para segunda!

Mariana 3ºc