sábado, 24 de abril de 2010

Falha em antivírus trava computadores no mundo inteiro

Falha em antivírus trava computadores no mundo inteiro

Atualização do programa fez com que arquivo de sistema do Windows XP fosse identificado como ameaça

Célio Yano, de EXAME.com
22/04/2010 | 02:23

Wikimedia Commons

Problema afetou usuários do Windows XP SP3

São Paulo - Uma falha na atualização do antivírus McAfee provocou o travamento de computadores no mundo inteiro nesta quarta-feira (21). Segundo a própria McAfee, o problema ocorreu depois que uma atualização do programa liberada durante a manhã passou a identificar um arquivo de sistema do Windows XP, o svchost.exe, erroneamente como um malware. Assim, o antivírus passou a deletar ou a isolar o arquivo e travar os sistemas.

De acordo com a empresa, a falha afetou apenas usuários do Windows XP Service Pack 3, já que nas demais versões do Windows o arquivo não chegou a ser reconhecido como ameaça. Pouco após detectar o erro, a McAfee removeu a atualização de todos os servidores de download, corrigiu a falha e liberou uma nova atualização.

Para os consumidores que tiveram os computadores afetados, a empresa disponibilizou instruções de correção em seu site. Entre os problemas relatados por usuários por conta da falha estão a perda de conectividade, não funcionamento das portas USB, as chamadas "telas azuis" do Windows e "estado perpétuo de reinicialização".

A agência de notícias Associated Press relata que um terço dos hospitais de Rhode Island, nos Estados Unidos, teve de adiar cirurgias eletivas e interromper o tratamento de pacientes por conta do travamento dos computadores causado pelo antivírus. Ainda conforme a agência, a falha provocou problemas ainda para a polícia do estado de Kentucky, a Fundação Nacional de Ciência, na Virgínia, e a Universidade de Illinois.

Não há um levantamento oficial sobre o número de máquinas afetadas pelo problema, mas, pela quantidade de relatos divulgados na internet, o blog Engadget, especializado em tecnologia, fala em algo entre 30 e 60 mil. Já a Associated Press diz que o número pode chegar a "centenas de milhares".

A McAfee afirma em seu site que está "trabalhando ativamente em uma análise detalhada da origem do problema" e que "tornará as informações acessíveis ao público o mais rapidamente possível".


Créditos: http://portalexame.abril.com.br/tecnologia/noticias/falha-antivirus-trava-computadores-mundo-inteiro-551770.html

Nenhum comentário: