sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rede social não aumenta conexão entre alunos

Internet

Rede social não aumenta conexão entre alunos

Rogerio Jovaneli, de INFO Online
Quinta-feira, 06 de maio de 2010 - 12h33


Reprodução

Segundo pesquisa de instituto, uso de redes sociais dentro da sala de aula tem pouco impacto no aumento das conexões entre os estudantes

SÃO PAULO - Um estudo recente realizado pelo Laboratório de Computação Social do Instituto Rochester de Tecnologia, nos Estados Unidos, aponta que o uso das diferentes opções de redes sociais dentro da sala de aula tem pouco impacto no aumento das conexões entre os estudantes.

A pesquisa, que fez parte de um curso sobre ferramentas de redes sociais, examinou o uso de sistemas de gerenciamento e de grupos de discussão para melhorar a comunicação e as conexões entre os estudantes na escola.

Os resultados desse levantamento indicam que o uso educacional das redes de relacionamento pessoal não neutraliza as fracas conexões sociais que ocorrem cara a cara nem reproduzem o mesmo impacto causado pelo uso de sites como o MySpace e FaceBook.

De acordo com Susan Barnes, diretora do Laboratório de Computação Social e chefe da pesquisa, "muitos defensores das redes sociais argumentam que o uso dessas ferramentas em sala de aula pode aumentar consideravelmente a interação e aprendizagem, além de ajudar alunos mais tímidos a tornar-se mais envolvidos, como em outros ambientes online”.

"Entretanto, nossos achados mostram que o uso de redes sociais não teve nenhum impacto mensurável sobre as conexões sociais, a tal ponto que os alunos não considerarem a possibilidade de outros colegas de classe fazerem parte de suas redes".

Créditos: http://info.abril.com.br/noticias/internet/rede-social-nao-aumenta-conexao-entre-alunos-06052010-15.shl


Nenhum comentário: