terça-feira, 30 de novembro de 2010

A importância da experiência do trabalho no aprendizado

Janguiê Diniz*

Valor Econômico - EU&Carreira

Imagine um bacharel em comércio exterior, recém-saído da faculdade, assumir um importante posto de trabalho. Ou um economista recém-formado, também sem experiência, assumir um cargo em um grande banco de investimentos. É quase impossível que isso aconteça. Em primeiro lugar, porque o estágio profissionalizante faz parte do currículo da maior parte dos cursos de graduação e possibilita colocar em prática a teoria que aprendeu em sala de aula. Em segundo lugar, porque a ascensão profissional segue o rito da meritocracia e do plano de carreira das empresas.

A formação acadêmica moderna está centrada mais na constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Isso representa que o aluno aprende a aprender, a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido, a fazer a ponte entre a teoria e a prática, além de fundamentar a crítica e argumentar com base em fatos.

Agora imagine o contrário. Um profissional da área de informática, com vários anos de experiência, com habilidades e competência para assumir um cargo de gerência, mas sem formação superior. Sim, há empresas que retém esses talentos, independentemente de sua formação acadêmica, mas são exceções. Para fazer carreira é necessário, além de muita competência, ter uma sólida formação acadêmica e conhecimento multidisciplinar.

Assim como o jovem recém-formado tem o estágio como uma ferramenta para seu ingresso no mercado, o profissional experiente sem formação superior pode validar suas competências para lhe proporcionar formação acadêmica e uma cultura abrangente. Há mais de 20 anos, é usada em vários países europeus e na América do Norte, uma metodologia de ensino fundamentada no aprendizado pelo trabalho - Work-Based Learning. Nela, o próprio trabalho e o seu ambiente são utilizados como case do programa de aprendizagem.

A experiência e o dia a dia no trabalho são tão importantes na aprendizagem como a teoria passada na sala de aula. Paulo Freire já dizia que é preciso trabalhar a realidade do cotidiano do estudante para uma efetiva aprendizagem. É o aprender fazendo, com o aprender pensando a respeito do que está sendo feito. E isso se aplica tanto ao estágio, quanto ao Work-Based Learning.

Essa metodologia, além de conduzir a uma aprendizagem sustentável, leva o profissional à aquisição de novos conhecimentos, os quais são construídos e conectados com os já existentes.

No Brasil, mais de 70% dos adultos trabalhadores não possuem formação acadêmica, mas possuem ampla experiência profissional em diversas áreas. A proposta da educação pelo trabalho é oferecer uma nova alternativa de aprendizagem para adultos trabalhadores. O ensino superior brasileiro vem se liberando de preconceitos e conservadorismo. Um grande exemplo disso é a disseminação da Educação a Distância (EAD).

O Work-Based Learning é uma das alternativas para a inclusão de trabalhadores no ensino superior. Com esta nova metodologia, o país pode ter uma população adulta trabalhadora com cursos superiores nas respectivas áreas de atuação. Educação vem sempre em primeiro lugar e não faltam oportunidades de aprendizagem para quem quer e precisa.

*Janguiê Diniz Fundador e presidente do Conselho do Grupo Ser Educacional.


Fonte:http://www.gruposoma.net/experiencia-trabalho-aprendizado-carreira.html?utm_source=getresponse&utm_medium=email&utm_content=A+import%C3%A2ncia+da+experi%C3%AAncia+do+trabalho+no+aprendizado&utm_campaign=gruposoma

Um comentário:

Anônimo disse...

Fui desclassificado de um processo seletivo devido à redação que fiz com a seguinte proposta:
'Desenvolva uma redação sobre sua experiência profissional.'
Não tenho idéia de como elaborar em forma de texto dissertativo minha experiência profissional.
Por favor me dê uma sugestão sobre isso. Ou talvez, eu tenha entendido errado a proposta e não fosse um texto dissertativo?

dofari.dfr@hotmail.com