terça-feira, 15 de março de 2011

Como tornar o grupo de estudos para concurso mais eficaz?

Rogerio Neiva mostra quais os principais cuidados para tomar antes de estudar junto com outros concurseiros



Como tornar o grupo de estudos para concurso mais eficaz?
Respondido por Rogerio Neiva, juiz e professor de cursos preparatórios para concursos

Estudar em grupo pode ser uma ótima tática para todo candidato a concurso público. As vantagens vão desde maior índice de disciplina na rotina de estudos (já que se firma um compromisso perante terceiros) a compartilhamento de informações.

Além disso, estudar em grupo contribui para a realização do “output”, que consiste na exteriorização do conhecimento intelectualmente apropriado e é uma das fases do ciclo de aprendizagem.

No entanto, como tudo na vida, essa estratégia também tem seus pontos negativos. Entre eles está o risco do compartilhamento de informações erradas ou desatualizadas por integrantes do grupo. Ou pior, a presença de pessoas indisciplinadas ou com falta de compromisso - fato que pode atrapalhar as atividades dos demais.

A primeira regra para se blindar contra esse tipo de problema é criar garantias mínimas de que os membros do grupo têm o mesmo nível de compromisso com relação ao concurso. E mais: que todos se consideram como aliados e não como concorrentes.

Determinado isso, é preciso partir para a elaboração da dinâmica e regras de funcionamento do grupo. Não se esqueça de incluir sanções e normas de tolerância para caso de descumprimentos das normas.

Por fim, procure planejar e organizar ao máximo, com divisão dos temas, matérias e tarefas, bem como pauta e duração das reuniões, prazos e obrigações.


Créditos: http://exame.abril.com.br/carreira/guia-do-concurso-publico/noticias/como-tornar-o-grupo-de-estudos-para-concurso-mais-eficaz

Um comentário:

Anônimo disse...

É quase como criar uma república concurseira, com líderes com mandatos rotativos de uma semana...kkkk

É uma sociedade com objetivos específicos, como qualquer outra!

Abçs!