sábado, 25 de abril de 2009

Por que prestar o Enem 2009?

Por que prestar o Enem 2009?
Entenda como o Exame Nacional do Ensino Médio pode ajudar seu filho a ingressar em uma Universidade

Educar

06/03/2009 17:35

Texto
Cynthia Costa

Foto: Paulo Liebert/Agencia Estado

Todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio podem e devem prestar o Enem


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) faz parte da vida de milhões de estudantes de todo o Brasil há 11 anos. Mas para que ele serve afinal? Criado em 1998 como uma prova individual e não obrigatória, seu principal objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos pelo aluno ao terminar a escolaridade básica, assim como a qualidade do ensino das redes pública e privada. "Por ser um exame voluntário, não podemos pegar um grupo de indivíduos e dizer que ele representa todo o Ensino Médio do país. Mas mudanças estão sendo realizadas para que seja possível saber com mais precisão se o Ensino Médio tem melhorado ou piorado", afirma Heliton Ribeiro Tavares, diretor de avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O Enem vem sendo utilizado também como um passaporte para cursos profissionalizantes pós-Médio e algumas Universidades, graças ao esforço do Ministério da Educação em sensibilizar e convencer as instituições de ensino superior (IES) a usar os resultados do Enem em seus processos seletivos.
Na sua primeira edição, foram 157,2 mil inscritos e 115,6 mil participantes. Em 2008, em sua 11º edição, o número de inscritos subiu para 4.018.070 e 2.920.589 participantes.

O Enem 2009 será realizado no dia 30 de agosto em todo o Brasil e esperam-se novos recordes. A seguir, tire algumas dúvidas sobre este exame.

Quem pode prestar o Enem 2009?
Alunos que estão no último ano do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas, e alunos egressos (aqueles que já se formaram em anos anteriores). Alunos que estão cursando o 1º e o 2º ano podem prestar como "treineiros". O candidato pode prestar o Enem quantas vezes desejar.

Como se inscrever no Enem 2009?
As inscrições para o Enem 2009 poderão ser feitas entre 4 e 22 de maio. Os alunos que estão concluindo o Ensino Médio em 2009 devem retirar a ficha de inscrição na escola e pagar a taxa de 35 reais em uma agência dos Correios, mediante a apresentação da carteira de identidade original. Também são aceitos outros documentos de identificação com foto, como carteiras ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal e pelo Ministério das Relações Exteriores; cédulas de identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe (CREA, CFC etc.), carteira de trabalho e previdência social; e carteira nacional de habilitação. A inscrição também pode ser feita pelo site www.enem.inep.gov.br. Aqueles que já concluíram o Ensino Médio devem inscrever-se nos Correios ou pela internet.

Em quais casos a inscrição é gratuita?
Somente para alunos que cursarem o 3º ano do Ensino Médio em instituições públicas de ensino federais, estaduais e municipais, e estudantes carentes do 3º ano de escolas particulares, mediante preenchimento da declaração de carência impressa no verso da ficha de inscrição, com assinatura e carimbo da direção da escola. Estudantes que já concluíram o Ensino Médio e que não têm condições de pagar a taxa de inscrição também devem preencher a declaração de carência.

Como é a prova do Enem?
A prova do Enem tem duração de cinco horas e é composta por uma redação e 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangem várias áreas do conhecimento e avaliam o domínio da norma culta da Língua Portuguesa; o uso das linguagens matemática, artística e científica; a capacidade de compreender fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, produção tecnológica e manifestações artísticas; de resolver situações-problema, de construir argumentações e de elaborar propostas que atentem para as questões sociais. Enquanto a maioria dos vestibulares valoriza a "decoreba" e mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, o Enem incentiva a pensar e desenvolve a autonomia na hora de fazer escolhas e tomar decisões.

Como é a parte objetiva da prova?
Na parte objetiva, as questões de múltipla escolha são interdisciplinares (não são divididas por disciplinas), ou seja, relacionam conhecimentos de diversas áreas.
Como é a redação do Enem?
Na redação, os participantes devem analisar diferentes textos que tratam de temas atuais de ordem política, social ou cultural e, depois, escrever um novo texto argumentativo-dissertativo apresentando seu ponto de vista. Para fazer uma simulação do Enem acesse o site http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=91&Itemid=132, que disponibiliza testes compostos por 10 questões retiradas das provas de 2004, 2005 e 2006.

Haverá alguma mudança no Enem 2009?
Na estrutura e no tipo de prova, não. O que mudará será a metodologia utilizada na construção da nota. Hoje, o resultado é a proporção de acertos do candidato, o que impede que ele seja comparado com as notas dos anos anteriores. "Se a prova for mais difícil, a proporção de acerto é menor, por isso o tipo de prova aplicado hoje não permite saber se o desempenho dos alunos foi melhor ou pior em relação aos anos anteriores", explica Heliton Ribeiro Tavares, que revela que estudos estão sendo realizados para que a partir do Enem 2009 as notas da diferentes edições possam ser comparadas.

Como ver os resultados do Enem 2009?
O Boletim Individual de Resultados é enviado para o endereço indicado na ficha de inscrição. O participante também pode conferi-lo pela internet, onde também estão disponíveis as médias por escola e município.

Quais instituições utilizam o Enem no processo de seleção?
Segundo o site do Inep, 526 instituições de educação superior (IES) estão cadastradas e utilizam a nota do Enem de diferentes formas em seus processos de seleção. Algumas substituíram o vestibular pela prova do Enem, outras reservam vagas aos alunos que obtém determinada nota, utilizam a prova em uma das fases do processo, aproveitam apenas a parte objetiva etc. "As instituições cadastradas são aquelas que pegam os dados do Enem conosco, mas temos informações de que cerca de 1000 instituições de ensino superior utilizam o Boletim Individual do Enem em seus processos seletivos. Nosso objetivo é aumentar ainda mais esse número", diz Heliton Ribeiro Tavares. Para saber quais são as instituições cadastradas, acesse http://www.enem.inep.gov.br/universidades/Site/ .

Qual a relação entre o Enem e o ProUni?
O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições públicas e privadas de educação superior. A seleção dos candidatos é feita de acordo com a nota obtida no Enem. Além da nota, é preciso que a renda per capita familiar não ultrapasse três salários mínimos.

Créditos: http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/enem-2009-425962.shtml

37 comentários:

André de Paula. disse...

É ótimo saber das oportunidades que o Governo esta disponibilizando para o Povo brasileiro,são chances que estão á nossa porta para podermos ter uma chance de seguir uma carreira profissionalizante,e assim,sendo gratuito é mais favorável a classe mais pobre que não tem como pagar.
André de Paula.2F

RENATA BRITTO disse...

É acho o enem é feito para dar mais chances aos alunos,de não tem um beneficio bom para pagar uma faculdade.HÁ pelo menos uma chance que dão para nós,então não podemos desperdissar está chance tevemos participar do enem,para que possamos explorar nossos conhecimentos e avaliarmos nosso ensino.

RENATA BRITTO
2G

jennyh disse...

Acredito que o Enem além de ser um estímulo aos estudantes que pretendem prestar vestibular, é uma forma de testar a qualidade do ensino básico do nosso país. E acima de tudo, é sempre bom saber que o governo não gasta o nosso dinheiro só com passagens aéreas...

Anônimo disse...

O que mais me chamou atenção nesse artigo é a relação entre a prova do Enem e o ProUni que possibilita uma bolsa de estudos aos alunos os quais a família não ultrapassa a três salários mínimos. Como pretendo cursar a faculdade de Moda, curso exclusivo da Universidade Católica, será importante para mim a nota da prova obtida no Enem. Através desse artigo fiquei bem informada sobre as datas de inscrição, realização da prova, tipos de questões e avaliação do exame.

Carolina Gomes, 3ºC

emerson santos disse...

a prova do enem sendo obrigatoria para todos nao faz diferenca para alunos de escolas qualquer aluno tem a mesmo 100% de sair bem nao importa onde estuda....

Unknown disse...

É uma grande chance para o brasileiro mais carente,pois nem todos tem a oportunidade de prestar cursos e faculdades,é uma grande chance para classe média e baixa por não terem condições financeiras.
Também é um chance à mais para o aluno ingressar em uma faculdade tendo um conhecimento igual ou perto do aluno da classe mais alta.

Aline Da Silva Grimmler 2ºf

janice disse...

é muito bom saber que o governo da oportunidade para o povo brasileiro, são muitas chances que estão sendo dadas aos estudandes, por isso devesmos participar dessas oportunidades que o enem nos oferece e fazer as provas.

dariane disse...

Dari2f;Eu acredito que o Enem veio para facilitar nossas,vidas eles querem ver qual e o rendimentos que nos estomos tendo duranteo ano letivo,eu gostei desta oportunidade que nos estudantes temos e so aproveitar ,porem não epago é de graça.

Andriele disse...

È otimo poder saber que tem alguém que pensa no futuro dos jovens, e assim podemos apostar em nossas habilidades para começar o nosso futuro com uma carreira e é pra isso que existe o Enem e tantos outros meios de se começar a pensar no futuro e ser alguem com uma profissão para exercer então eu acho que o Enem é uma boa iniciativa aposte no seu futuro e na sua capacidade de vida e inteligência. Andriele 2G

Unknown disse...

concerteza devemos dar muito valor a essa grande oportunidade que o governo oferece para os alunos que tem pouca chance de entrar em uma universidade.
a prova do enem ajuda os estudantes a cursarem o que realmente querem e que muitas vezes nao podem fazer em universidades federais.

karina 2 G

Andriele disse...

O Enem è uma oportunidade dada a todos eu só não entendi o porque que o primeiro e o segundo ano tem que pagar uma taxa de 35,00 reais se é só um treinamento,e o terceiro não é obrigatório a pagar a taxa.Mais de mais a mais é uma boa oportunidade para envestir em uma profissão.A todos que vão tentar o Enem uma boa sorte!!

Eliana 2G

Thais disse...

eu acho muito bom que o enem faça isso porque da mais chances para os alunos que nao tem condisões de pagar uma faculdade particular.
thais botelho da cunha 2g

Felipe Dutra disse...

O enem na minha opnião foi criado para classe mais necessitada, que não tem condições financeiras de para uma faculdade.Essa pelo menos é uma forma para ajudar a todas que realmente precisam dessa ajuda, os que precisam tem que agarrar essa oportunidade com todas as forças e não desperdiçar essa ótima chance.

Felipe Dutra 2G

Stephanie Prietsch disse...

A prova do ENEM, pode se dizer que é um estímulo para prestarem um vestibular!
É uma chance a mais que temos para seguir uma carreira profissionalizante, com uma boa faculdade!
É uma boa forma de testar os ensinos do alunos do ensino médio!

STEPHANIE PRIETSCH 2ºG

Anônimo disse...

O Enem, é uma prova que facilita e ajuda alguns vestibulandos. E acho que essa nova mudança vai ser boa, dando mais oportunidade e acesso "fácil" as universidades.
E a relação entre o ProUni e o Enem, que da a possibilidade de uma bolsa de estudos, as pessoas nas quais a renda não ultrapasse três salários mínimos, deveria de ser bem procurado pelas pessoas.

Thais Rodrigues Cruz

priscila lemos disse...

É bom saber que o governo se preocupa um pouco com nós estudantes. Também agora além de testar nossos conhecimentos nos ajudara muito mais, talvez com bolsas ou como o nosso passaporte para o ensino superior.

Unknown disse...

Porque prestando o Enem temos uma chance maior de conseguir uma vaga em alguma faculdade.
Digamos,que um aluno que não prestou o Enem tente entrar em uma faculdade, e outro que prestou o Enem tente entra na mesma faculdade a porcentagem daquele que prestou Enem é muito maior do que aquele que não prestou, por esse e vários outros motivos que é importante prestar o Enem , além de adquirir experiências.
Gabriel 3°c

Espaço Virtual disse...

O governo testa a qualidade do ensino médio em nosso país, mas existem as melhoras? Isso não é uma crítica é uma pergunta mesmo... hehehehe
O artigo trouxe maiores informações sobre a prova, da qual eu não tinha total conhecimento.
Gostei dessas informações e pretendo fazer a prova, afinal de contas não estarei perdendo nada, somente ganhando.
Esse ano em função de toda essa divulgação que vem ocorrendo acredito que os índices superarão as espectativas.

Rafael de Lima, 3ºC.

Unknown disse...

Acho que o enem é uma oportunidade de testar conhecimentos,tendo uma ideia do que aprendemos ao longo desses anos,alem de abrir as portas, de uma certa forma para algumas universidades(prouni),para quem deseja fazer. Acredito que é uma boa tentar ,tambem acho que acabamos tendo um reforço para o vestibular,acho que o enem deveria de ser obrigatório para todos os alunos do ensino medio porque e uma forma de avaliação do ensino para todos.

Anônimo disse...

Quem pretende cursar faculdade deve fazer o enem pois ele posibilita muito mais para que o aluno consiga uma vaga,o texto me interessou muito pois eu pretende ingressar na faculdade e estava desinformada com relação aos processos de seleção agora que eu me informei tenho mais esperanças de consiguir uma vaga e vou me preparar para a prova.
LETICIA MACHADO 3C

Jean disse...

Acho realmente uma excelente oportunidade para os alunos de escolas publicas principalmente com o apoio do PROUNI.Dando a oportunidade de estudantes não "ricos" cursarem o ensino superior em universidades particulares.

Jean Mendes
3C

Anônimo disse...

O enem é uma ótima oportunidade de ingresso na faculdade já que a sua nota é considerada em provas de vestibulares,cursos técnicos e o proUni.E também o enem avalia o grau de aprendizagem do ensino médio nas escolas públicas(estaduais e federais).
A prova do enem é uma ótima oportunidade para os alunos saberem se estão prontos para entrar em uma universidade ou não.
Jéssica Soares Porto/3C

sheilaCoimbra disse...

Acho maravilhoso a oportunidade de poder ser testado no final do ano com uma prova dessas.

Mariza Barboza T:3ºC disse...

O texto esclarece vártas dúvidas que temos sobre as provas do Enen.Acho importante os alunos que pretendem um curso superior prestarem as provas pois com os resultados o Ministério da Educação terá condiçoes de avaliar os conhecimentos dos alunos em todo o país e tentar resolver as deficiencias no ensino que todo mundo sabe que existe.
Mariza Barboza

Unknown disse...

A prova do ENEN com certeza é uma ótima oportunidade para os estudantes que desejam fazer faculdade mas não tem condições de cursa_la,principalmente por ter esta ligação com o pró-uni de considerar as notas tiradas na prova do ENEn.
Giuliane 2G

Unknown disse...

Acho que a prova do ENEN gera uma grande oportunidade para alunos ingressarem em faculdades, e também testarem seu conhecimentos.
E é muito bom saber que o governo está disponibilizando essa prova.



Anderson
3°C

elizangela mendes gonçalves disse...

acho o enem muito legal porque ja vemos se estamos preparado para qualquer tipo de prova de aprovaçao nao é so saber o nosso desenvolvimento na escola mas sim uma ajuda no vestibular.
elizangela 3c

Unknown disse...

Para mim o enem juntamrnte com o pró-uni estão fazendo um grande avanço na educação.Pincipalmente para estudantes de classe baixa,aqueles que ganhão até 3 salários minimos que não tem condições de pagar um vestibular ou faculdade,por isso é muito importante prestar o enem para ser feita avliação do ensino médio,e os estudantes que pretendem prestar o vestibular se prepararem.
AMANDA3ºc

Unknown disse...

O enem eo prouni é uma grande oportunidade de testar conhecimentos tendo uma ideia do que aprendemos ao longo desses anos escolares e dando bolsas de estudos e fazendo que mais alunos de baixa renda entre em uma faculdade publica ou privada..
dione 3C

bruno alves disse...

Na minha opinião o Enem e mais uma chance na vida para nos ajudarmos no estudo para quem predente ter uma profissão no futuro de sua vida.Tambem da chance para pessoas que tem baixa renda.

Bruna Garcia disse...

Acho que o Enem é uma possibilidade muito boa para os alunos das escolas públicas e da classe baixa, pois é uma oportunidade de conseguir uma nota boa e até um lugarzinho na tão sonhada faculdade mostrando o que aprendeu até mesmo para o governo ter um controle de como está a educação no nosso país.

Anônimo disse...

O ENEM É IMPORTANTE PARA TESTAR O CONHECIMENTO DO ALUNO PARA SABER SE ELE TEM CODIÇÕES PARA CURSAR UMA FACULDADE.EU TENHO UMA CRITICA POR QUE OS ALUNOS DE SEGUNDO ANO TEM QUE PAGAR UMA TAXA E OS DO TERCEROS NÃO. NA MINHA OPINIÃO TEM QUE TER DIREÍTOS IGUAIS PARA TODOS.

ELIANA 2G

will torres 2° g noturno disse...

O ENEM É UMA PROVA MUITO IMPORTANTE, PARA O ALUNO SABER SE APRENDEU REALMENTE.
MAS TAMBEM SERVE PARA VALORIZAR A PESSOA E A SUA CAPACIDADE.
EU ACHO CORRETO AS ESCOLAS USAREM AS NOTAS PARA PODEREM ENTRAR NUMA DETERMINADA AULA.
PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE QUE NAO QUEREM NADA COM NADA.
ALEM DE PREJUDICAR OS OUTROS NA SALA DE AULA, QUE QUEREM APRENDER.
POR ISSO DEVEMOS VALORIZAR ESSES TIPOS DE PROVA, PARA QUE OS ALUNOS ESTUDEM MAIS!!!!
ASS: WILLIAM I. TORRES 2° G

Jaqueline Meireles 2 F disse...

A prova do ENEM é realmente muito legal, pois uma oportunidade a mais é sempre bem vinda.
E concerteza essa prova ajuda muita gente.

Jaqueline 2F

Unknown disse...

Acho bem legal a prova pq testa nossa inteligencia e capacidade!
Só acho que deveria ser gratuito para todos independente da serie!
Tipo a prove do Enem teria que ser usado para entrar na facul e pelo que sei de ve entrar daqui um tempo!

Katiucia Pires 2°f

Bruno jachson mendes disse...

eu acho que o enen é uma boa oportunidade para aquelas pessoas de baixa renda entrarem na faculdade , apesar de ser uma prova muito dificil ela juntamente com o pro-uni estão fazendo um grande avanço na educação brasileira

Unknown disse...

O governo quer saber a quando anda o conhecinento dos estudantes em todo o país.
Não sei se dessa forma teram mais vagas para ingressar nas universidades, espero que sim.

Stael
2°F