terça-feira, 5 de maio de 2009

Saiba mais sobre a gripe suína

Saiba mais sobre a gripe suína

Atualizado em 28/04/2009 às 09h13.

Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.

Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas. pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Por que a OMS está em estado de alerta?

Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?

A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMC, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Com France Presse, Reuters, CDC e Folha de S.Paulo

Leia mais sobre a gripe suína

Outras notícias internacionais

Especial

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556537.shtml

40 comentários:

RENATA BRITTO disse...

BOM com relação a tudo acho,que essa gripe está gerando muitos conflitos entre as pessoas.QUE estão cada vez mais assustadas, e com medo de tudo o que está acontecendo no nosso pais.Essa gripe súina está chocando o mundo todo,as pessoas estão desesperada,não sabem como se previr.O maior numero de pessoas com gripe é no mexico e estados unidos,teve gente que não pode viajar desistiu e outra não poderam voltar pois ficaram muito apreensivam com essa gripe,que já matou muitas pessoas.O brasil está agora tomando prevenções pois ,temos que nos preparar e nos previnir para que não se afastre essa gripe como está sendo nos demais paises.O que me deixou chocada foi ter visto uma "pessoa" falar com tanta sinceridade isso;Que fique por lá essas pragas de pessoas,que não venham pra cá trazer essa peste pra nós.então me pergunto será que essa pessoa é humana ou ignorante?Saibe com tudo o que tem de ruim no mundo toda essa violÊncia e várias outras coisas que está destruindo o mundo todo e existe pessoas tão egoistas que só pensam no seu bem e os outros que se ralem,realmente fiquei chocada com aquela atitude deshumana.

RENATA BRITTO
2G

sheilaCoimbra disse...

Há muito dinheiro por trás dessa gripe porém não sabemos por certo qual a por poção que pode gerar essa nine epidemia os jornais anunciam a todo momento novas pessoas que pegaram o vírus e estão no isolamento.È preocupante...

priscila lemos disse...

Com certeza é complicado lidar com algo novo, mas acho que as autoridades deveriam se preocupar mais em relação as viagens, tanto com quem vai para os lugares em que a doença já foi comfirmada, como com quem volta.
A nova gripe tem preocupado a todos, o pior é não sabermos por certo como funciona a doença e como se prevenir.

Anônimo disse...

A influenza A ou a mais popularmente conhecida como gripe suína virou uma pandemia,atingindo vários países.A mesma teve origem no México e foi se alastrando numa velocidade muito rápida.As autoridades pelo que sei estáo tomando as devidas providências,alertando as pessoas que moram nas regiões de risco a ficarem em casa ou se forem sair delas se prevenir com máscaras e evitar multidões já que a gripe é transmitida pelo contato com pessoas infectadas.
Nos países que ainda não há a doença as autoridades avisam a quem for sair do país para essas áreas atingidas pelo vírus a se prevenirem,deixando as viagens para um outro momento.Nos aeroportos onde a influenza A não se instalou,as inspeções são rigorosas para as pessoas que entram no pais,controlando assim o vírus para que ele não se alastre ainda mais.O jeito é se prevenir e é claro não deixar de comer a carne suína,pois é rica em proteína.
Jéssica Soares Porto 3C

André de Paula. disse...

Talvez se o ser humano respeitasse mais a natureza,pouco disso estaria acontecendo no mundo.O mundo cada vez mais desrespeita o Criador de todas as coisas,desrespeita a natureza sem dar o valor e o respeito necessário.Será que tudo isso é castigo?Não.O mundo colhe o que planta.Tudo isso é a própria revolta da natureza para conosco que fomos e somos tão covardes para com A Mãe Natureza.Esse é o nosso castigo,essa é a pena a pagar.

André de Paula.2 F.

emerson santos disse...

bom a gripe ja fez varias vitimas porem ate mortes os brasileiros tem que tomar prevençoes contra a doença porque se nao podera creçer o numero de vitimas e mais mortes ....

Unknown disse...

O mundo esta apavorado com mais um nova doença, sem ter muita informação as pessoas acabam se apavorando e tento medo de tudo, com pouco informação as pessoas acabam não comendo carne de porco por achar que podem se contaminar com a carne, Mas a pergunta que não responderam ainda, qual o motivo dessa doença transmitir para os seres humano.


Jean 2 F

Rosiane disse...

A gripe suína realmente tem apavorado muito as pessoas, e na realidade ninguém sabe se ela é realmente de se preocupar tanto assim, eu sinceramente não tenho muito conhecimento, mas espero que essa gripe suína não seja nada de grave.
Rosi 2ºF

Unknown disse...

Gostei muito do texto pelo fato de explicar muito sobre a gripe suina.
Muitas pessoas pensavam que a gripe era transmitida pelo porco e começaram a evitar mesmo nao tendo casos por aqui!
As pessoas precisam se informar antes de tomar decisoes!

Mariza Barboza T:3ºC disse...

Acho que os cientistas só revelam ao mundo quando fogem do controle deles,aí dá no que sempre dá,o mundo fica apavorado com a descoberta de um novo vírus e por mais que eles expliquem não entendemos tentamos nos previnir mas somos vulneráveis .

Unknown disse...

essa e apenas uma das varias doenças que apavoram a sociedade,é mais uma peste que as pessoas precisam de vence-la.Mas mesmo assim preciso evitar,ou melhor,tentar evitar ate em que novos alertas sejam dados a populaçao.

gabriel disse...

A GRIPE SUINA ESTÁ ATACANDO TODO O BRASIL,POIS O MEXICO E OS ESTADOS UNIDOS ESTÃO EM ESTADO DE EMERGÊNCIA.É COMO A GRIPE DO FRANGO QUE TAMBÉM HOUVE ESSA POLEMICA,MAS CLARO QUE ESSA GRIPE ESTÁ MATANDO PESSOAS,E SE ALASTRANDO NO PAIS TODO,ENTÃO ACHO QUE TEMOS QUE AJUDAR A NOS PREVINIR DESSA GRIPE FICAR BEM EM FORMADO SOBRE O ASSUNTO,E PROCURAR DIVULGAR ISSO PARA OS OUTRAS PESSOAS,QUE POSSAM FICAR A LERTA.


GABRIEL

2G

will torres 2° g noturno disse...

É BEM COMPLICADO LIDAR COM UMA DOENÇA NOVA, E PIOR COM POUCOS DETALHES DE COMO SE PREVENIR DELA!!!!!!!!!
PRINCIPALMENTE DAS VIAGENS PARA LUGARES AFETADOS, FICA COMPLICADO DE EVITAR ESSAS IDAS ATE LÁ.
TEMOS QUE TENTAR SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSA DOENÇA E TENTAR SE PRAVENIR DE-LA.
E PRINCIPALMENTE TENTAR AJUDAR AS PESSOAS COM ESSA GRANDE TRAGÉDIA QUE AFETA TODO MUNDO.
SEM DIFERENCIAR RICO, POBRE, GORDO OU MAGRO,TODOS SÃO IGUAIS NESSE MOMENTO.
POR ISSO DEVE-MOS NOS UNIR E TENTAR COMBATER ESSA DOENÇA DE GRANDE RISCO,QUE ACABA MATANDO TANTA GENTE INOCENTE ....
É HORA DE FECHAR OS OLHOS E SEGUIE ENFRENTE NESSA LUTA!!!!!!!!
ASS : WILLIAM TORRES 2° G

Anônimo disse...

Na minha opinião, as pessoas estão dando pouca importância para uma doença que já vem fazendo tantas vítimas, como essa gripe suína. Deveria haver mais restrições com as pessoas que estão chegando ao estado, pois podemos contrair o vírus sem ao menos perceber, em alguma festa por exemplo várias pessoas podem se infectar. Deste jeito, daqui a algum tempo não poderemos mais colocar o pé para fora de casa para não correr riscos.


Carolina Gomes 3ºC

Espaço Virtual disse...

É doença nova, e pela grande "divulgação" sobre a gripe nos deixa extremamente preocupado. Temos de nos unir ajudando os outros países que passam por dificuldades devido a esse tal vírus. Espero dos cientistas e das autoridades o máximo possível para que pelo menos não aumente o número de casos e de mortes devido à doença.

Rafael de Lima 3ºC

Unknown disse...

Acho que essa gripe é algo que de fato todos nós temos que se preocupar,não só as autoridades mas o todo ,todos tem que fazer sua parte para a prevenção,porque não tem cura,o que existe e o tratamento.Buscar informações e um meio de prevenção,perguntar,saber sobre o vírus não vai matar ninguém,porque na hora de reclamar atitudes das autoridades somos os primeiros,mas não fazemos a nossa parte,então não temos direito de opinar sem saber.
MARIANA 3ºC

dariane disse...

dariane2f;Na verdade eu não sei até agora da onde saiu este nome gripe suina ,ninguem sabe direito muitos pensão,que transmitida pela carne de porco eu tambem achava mais agora sei que um virus;mais minguem entende nem eu.

EDY disse...

Acho que essa gripe está gerando muita preocupação entre as pessoas. Estão cada vez mais assustadas, e com medo de contrair a doença. Algumas muito mal informadas por ver muito sobre como estão contraindo a doença e muito pouco como previr, alertam sobre a doença apavorando a população e as formas de prevenção não são explicadas com clareza gerando muita preocupação.
EDEN CAVALHEIRO 3°C

Anônimo disse...

Esse é mais um virus que vem preocupar a população, mas não devemos entrar em pânico por isso, o que devemos fazer é tomar os devidos cuidados para proteger-se não estou dizendo para não nos preocuparmos ate porque é preocupante o numero de vitimas feito por ele, mas sim para darmos menas importancia.Mas eu me pergunto o seguinte temos tantas doenças no mundo que as pessoas nem sequer preocupam-se com a gravidade delas(ex:HIV)nem tomam os cuidados necessarios para previnir-se então porque escandalizar-se com esse virus?Porque mata?Pois a aides tambem mata mas nem por isso as pessoas preocupan-se em cuidar-se.A questão é, estou tomando os devidos cuidados com minha saude?

jennyh disse...

Acredito que há muita coisa por trás desta gripe... Pois na verdade nem sabemos de onde ela se originou ao certo. O que se tem são apenas boatos... Mas é sempre bom estarmos bem informados para que possamos tomar os cuidados necessários.
Jennifer Soares
3 C

Anônimo disse...

Com base no texto, essa gripe está gerando uma preocupação para a população.Sendo só mais uma epidemia como a gripe aviaria, entre outras que houveram no passado.Mas contudo o governo tem tomado algumas atitudes como vacinas em cada estado, controle nos aeroportos e estações, assim não há miutos motivos de preocupação.

Thais R. Cruz
3C

Jean disse...

Acho que está se fazendo muito drama por causa dessa doença.Há varias outras doenças que matam e estão tão preocupados com essa.
Não que ela não mereça cuidados mas já falaram que a gripe não mata à todos que contamina,ou seja, acho que a aids,o cancer,e outras doenças são mais perigosas do que a gripe suina.

Jean Mendes
3C

Unknown disse...

Anderson
3 C

Bom esta gripe e nova para nós pois não tínhamos conhecimentos sobre essa doença .Devemos sim se preocupar com isso pois ela pode levar ate a morte. mas o governo ja esta tomando providencias sobre este assunto, criando ambientes de tratamento isolado de outras pessoas que não estão contaminadas. ha pessoas que pensam que a doença e transmitida pela carne de porco , isso não e verdade quando a carne é assada mata todo o vírus contido nela. Mas é bom estar bem atendo com essa epidemia.

elizangela mendes gonçalves disse...

a gripe veio de outros paises por intermedio de pessoas enfectadas nesses paises por isso devemos cuidar dessas pessoas para nao transmitir para as outras e virar uma pandemia e matar varias pessos porque essa gripe parece bastante seria mas com cuidos vai dar tudo certo.
elizangela 3c

Unknown disse...

Tendo em vista a leitura a cima sobre a gripe suína, é fundamental resaltar, que por ser uma uma nova forma de um vírus que a tempos já vem assustando a humanidade,é de extrema urgência o estudo dessa nova mutação e o seu mapeamento para que não se tenha maiores problemas.
Também é de muito importante informar as pessoas sobre os reias riscos da gripe e como se pode contraí-la, para que não haja mal entendidos.
Alexandre de Lima 3°C

Unknown disse...

Bem a cada ano que passa tem surgido denças novas sem muito conhecimento pelos cientistas e governo,agora com a gripe já espalhada em va´rios países.Quem viajar para alguns desses países afetados tem que pelo menos tentar se previnir usando mascaras,lavando seguidamente as mãos e evitando locais com aglomerações entre outros.Mas se a população respeitasse mais a natureza,poderiamos estarevitando esse tipo de acontecimento.
AMANDA 3ºc

Bruna Garcia disse...

A gripe suína virou uma epidemia que está se alastrando por aí..
Cada vez as pessoas estão tento mais problemas para se preocupar e mais doenças estão surgindo.
A influenza A está deixando todo o mundo em alerta, pois ninguém sabe se uma pessoa que esta do seu lado não veio de um dos países infectados e esta repassando o vírus.

Andriele disse...

Bom! pra falar de uma doença que é nova no momento é preocupante causa um pouco de espanto pois não se sabe exatamente o que se pode dizer a respeito da doença no momento todos tem medo de pegar a gripe suína é ao mesmo tempo as pessoa se perguntam se tem cura e como se previne e até mesmo eu me perguntei se comer carne de porco teria algum tipo de risco em pegar a gripe fiquei com medo mais agora já deu pra esclarecer esse fato pra mim.
Bom não tenho muito o que comenta pois pra mim essa doença é espantosa é muito preocupante é acaba deixando muitas perguntas sem explicação já não chega as doenças que existe mais essa tal de gripe suína pra apavora mais um pouco dá onde que eu ia pensa que uma gripe se pegaria referente a um "PORCO" É de mais...ANDRIELE 2G

Unknown disse...

A gripe suína tem sido uma doença muito comentada ultimamente,e a consequência disso é que as pessoas estão muito assustadas por conta dos sintomas iniciais que lembram bastante uma gripe comum,muitas acabam lotando postos de saúde,correndo atrás de vacinas e acredito que daqui a pouco vai ter gente usando mascaras,mas o que podemos fazer?acredito que devemos ficar tranquilos e nos manter informados em relação a doença,e as pessoas que pensam em viajar para essas áreas de risco se possível que evitem e só viajem em casos realmente necessário como a trabalho.

Unknown disse...

Acho que esse vírus foi forma de ganhar dinheiro para o governo, e as pessoas estão acreditando nessa doença, e eles nem sabem o que é isso e ficam se apavorando!
Pâmela,3ºC

fernando disse...

hoje todos devem se cuida por que a cada dia aparece uma doenca nova !e essa gripe é horrivel para a sociedade ,ela é doenca nova ,mas com o avanco da ciencia podemos ficar um pouco mais tranquilos!fernando 2°f

Unknown disse...

acho que a gripe não é tão perigosa.
mas também devemos nos preocupar e procurar mais informações, antes de sair dando falsas informações pra alguem que nos pergunta.
luciana da costa 2°f

Unknown disse...

O mundo está fazendo muito drama,porque essa doença não é tudo isso é so falta de informaçães, muitas pessoas acabam matando seus porcos ou não comendo carne suina porque pensa que vai contrair a influenza A ou H1N1,tem muitas doenças ai perigosa que mata muito mais pessoas que essa gripe e ninguem se preocupa com elas...
dione 3C

Bruno jachson mendes disse...

vai ser muito dificil de combater essa nova gripe pois estamos tratando de um virus de atingiu muitos paises rapidamente e ate que consigam elaborar um vacina essa gripe vai continuar se espalhando

Unknown disse...

A gripe suína tem sido algo muito comentado,nos jornais,na tv e entre as pessoas do mundo todo, por se tratar de uma doença nova
tem preocupado todos além que os sintomas iniciais lembram muito uma gripe normal,com tudo isso as pessoas estão assustadas lotando postos de saúde,correndo atrás de vacinas.Mas o que podemos fazer?acredito que a melhor medida não é nos preocuparmos mas nos manter informados e evitar de viajar para essas áreas afetadas se possível, a não ser que seja a trabalho.

Anônimo disse...

A gripe suína tem deixado o mundo inteiro em estado de elerta. Pelo que vemos nos noticiarios é que está levando suas vítimas a morte realmente isso é muito preocupador. Não sabemos o seu tamanho realmente.

Lucas Nogueira.

Unknown disse...

Essa gripe é mais uma responsábilidade do homem
e essa é uma das formas que a natureza tem para se defender.
Homem tá assim a cada dia quer saber mais, descobrir como Deus fez o mundo, como é a atmosfera, se há vida em outros planetas e assim vai, e nos pagamos por tudo isso junto.
essa é a minha visão e na verdade temo muito pelo futuro e
pela vida de meu filho, se http://www.jogosdemenina.com.br/nesse mundo que estamos hoje já é dificil de sobreviver imagina quando meu filho ficar adulto que vida e que mundo o espera, isso se existir?
Aline Da Silva Grimmmler 2ªf

Unknown disse...

A gripe suína, como também outras doenças estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
Acho que são várias as causas uma delas é toda essas modificação que o noasso planeta esta sofrendo, a população também aumentou muito, eo cuidado com a saúde eo saniamento básico.

Stael
2°F

Stephanie Prietsch disse...

Bom, a gripe suína anda causando uma forte preocupação na maioria da população! Parece que agora o pico da doença não está em alta, mas não podemos descartar essa nova gripe. Acho que a melhor maneira que temos para nos prevenir, é fazendo o que é mandado. Evitar lugares fechados com muita gente, sempre lavando as mãos, e passado alcool sempre que possível.
E na minha opinião, isso é uam defesa da natureza. Como o homem nunca da valor, e não se importa com nada, está aí a resposta!

Stephanie Leitzke Prietsch 2ºG

m.eduarda disse...

a gripe suina e uma doença que afeta muitas pessoas atraves da gripe mas as pessoas se deixam influenciar por uma demagogia fazendo com que isso atrapalhe sua vida pessoal e com asociedade acho que nao vale a pena temos que nos prevenir.maria eduarda 2f