Projeto Institucional: comunicação interna
Objetivos
- Geral Usar a  comunicação interna como forma de dar transparência à gestão e compartilhar  princípios, valores e objetivos do projeto político pedagógico.
-  Para a direção Ressignificar os suportes utilizados para a comunicação  interna, tornar a comunicação com a equipe mais eficiente, criar um grupo  colaborativo de trabalho e assegurar que as informações cheguem às pessoas no  tempo desejado e de forma clara.
- Para os professores  Comunicar com regularidade o trabalho pedagógico para os diferentes  públicos.
- Para os funcionários Compreender a comunicação  interna como um meio de valorização da atuação como educador e colaborador da  gestão escolar.
Conteúdos de Gestão  Escolar
- Administrativo Organização, clareza e  transparência da comunicação interna.
- Equipe Valorização  do diálogo e fortalecimento da articulação e parceria entre direção, equipe  docente e funcionários.
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Murais, painéis, banners, cartazes, faixas, máquina fotográfica, papel  ofício, canetas, caderno, computador, conta de e-mail, alfinetes e tachinhas.
Desenvolvimento
1ª etapa Análise da comunicação  interna
Organize uma reunião com toda a equipe -  coordenador pedagógico, orientador, professores e funcionários - e faça uma  pesquisa informal para saber o que eles pensam sobre a comunicação interna da  instituição. Para sensibilizar o grupo sobre o tema, lembre que compartilhar as  informações é uma forma de dar transparência à gestão, demonstrar respeito pela  equipe e fazer com que todos participem da rotina da escola. Levante questões  como: qual o valor da comunicação para o trabalho de cada um? Quais são os  maiores entraves para que a comunicação se dê de forma efetiva? Como melhorar o  fluxo interno de informações? Enumere com o grupo os principais meios utilizados  na escola para fazer comunicados: reuniões, murais, e-mail etc.
2ª etapa O que  divulgar
Reserve um tempo da discussão para esclarecer  quais atividades podem ser divulgadas e como. Ouça as opiniões e se certifique  de que entre os itens lembrados estarão os encontros de formação, o calendário  letivo, as ações realizadas na biblioteca da escola para estimular a leitura, as  datas dos eventos esportivos, a data de apresentação dos trabalhos pedagógicos  realizados pelas turmas etc.
3ª etapa  Redefinição dos meios
Retome os resultados da  discussão e defina com o grupo quais veículos serão utilizados e como eles serão  organizados. Lembre que o meio deve variar, segundo a atividade, desde que seja  prático e de fácil difusão para o público-alvo. Exemplos: o cardápio do dia pode  ser afixado num mural ao lado da cozinha pelas próprias merendeiras; já uma  reunião com a participação de integrantes da Secretaria da Educação merece ser  divulgada no caderno de comunicados com assinatura de ciência da informação.  Essas ações, além de favorecer a comunicação interna, fortalecem a constituição  de uma equipe colaborativa. Discuta com o grupo os vários  recursos:
- Mural Um dos meios mais utilizados para  ações que não exijam notificação de recibo, desde que haja alguém responsável  por ‘alimentar’ e organizar o quadro periodicamente. Estabelecer uma rotina na  troca dos avisos - diária ou semanal - é uma medida que favorece a criação do  hábito de leitura. O uso de fotos ou recortes e a divisão por temas facilitam a  visualização e direcionam o leitor aos assuntos de seu interesse. Deve estar em  local visível e de circulação obrigatória de seu público-alvo, como na entrada  da escola ou próximo ao local em que é registrado o ponto dos funcionários. Pode  haver ainda um mural para cada segmento (um para os professores, outro para as  merendeiras etc.).
- Caderno de comunicados Usado para  mensagens importantes e que necessitam de confirmação de leitura, como um  encontro em que questões financeiras serão definidas por votação, o que exige a  participação de todos os envolvidos.
- E-mail É um meio  prático e que permite enviar mensagens com rapidez a um grande número de  pessoas. Dependendo do programa de e-mail utilizado, permite a confirmação do  recebimento. Ao começar a utilizar esse veículo, é preciso assegurar a  comunicação também por outro meio, como o mural, até que todos se habituem a  acessar o correio eletrônico com certa frequência.
-  Faixas/banners Chamam a atenção quando colocados em lugar de destaque e  podem ser usados para divulgar resultados de competições, indicadores de  aprendizagem, prêmios conquistados ou fazer homenagens a alunos e professores.
- Bilhetes e comunicados avulsos Podem ser entregues  pessoalmente ou colocados em um espaço para correspondência, como os escaninhos.
- Contato informal Conversas nos corredores e outras  situações informais de contato face a face devem ser usadas apenas para se  certificar de que a informação correta chegou aos destinatários.
- Reunião É a forma mais comum da comunicação face a  face. Fundamental numa gestão democrática, por promover a interação entre o  grupo e permitir que todos socializem e discutam em tempo real questões  relacionadas à realização de ações. Recomendada para assuntos complexos em que  há divergência de opiniões, necessidade de ouvir argumentações e tomada de  decisões. Pode ser geral (com a presença de todos que trabalham na escola) ou  segmentada por área de atuação.
4ª etapa Escolha  dos responsáveis
Divida os participantes por área e  peça que eles escolham uma pessoa para ser a responsável pela divulgação das  informações para cada segmento. Escolhidos os representantes, marque com eles  uma reunião para conversar sobre as novas responsabilidades: assegurarque as  mensagens cheguem a todos os integrantes de seu grupo e garantir que os informes  produzidos por eles também sejam divulgados. Vale ressaltar a relevância da  atuação de cada um como fonte e agente de comunicação para o bom andamento das  atividades.
Avaliação
Acompanhe o  andamento de cada ação sempre que algum dos veículos de comunicação for  utilizado para saber se o público está recebendo as mensagens, lendo os murais,  entendendo o que está sendo comunicado e como está reagindo. Verifique se os  líderes e todo o grupo estão, de fato, envolvidos no processo. Promova encontros  regulares para discutir os avanços e rever os procedimentos planejados em cada  etapa do projeto.



 
 


 





 






 
Nenhum comentário:
Postar um comentário