sábado, 21 de março de 2009

O drama da água

O drama da água...



O nível do mar sobe mais rápido do que o esperado. Cidades serão inundadas e outras enfrentarão a seca

Luciana Sgarbi

A água afundou a aritmética. Mais de dois mil especialistas de várias universidades se reuniram em Copenhague, na Dinamarca, para corrigir um erro de cálculo. Em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) havia divulgado que o nível do mar subiria 50 cm em um período de 230 anos, de 1870 a 2100. Mas, na semana passada, a conta foi refeita e os oceanos atingirão este nível de elevação já em 2010, ou seja, em 140 anos. A estimativa anterior não havia considerado o acelerado derretimento das calotas polares da Groenlândia e da Antártida - entre maio de 2004 e abril de 2006, por exemplo, a velocidade de degelo foi 250% maior do que no biênio anterior. A previsão é que nos próximos 90 anos o nível do mar suba pelo menos mais 50 centímetros.


PARAÍSO EM PERIGO As ilhas Maldivas, no oceano Índico,
podem ser engolidas pelo mar


"O mundo está se dirigindo para uma catástrofe e não sei se conseguiremos mudar isso", diz Koichiro Matsuura, diretor-geral da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Em algumas localidades, o fenômeno é visível. No Brasil, moradores de São João da Barra (RJ) e Olinda e Jaboatão (PE) sofrem com a elevação do nível do mar, perdendo até suas residências. As ilhas do leste da Índia estão ficando embaixo d'água e os dirigentes de países insulares como Kiribati e Maldivas procuram um novo território para abrigar suas populações.

Muitos fatores influenciam a subida do nível do mar, mas apenas um será decisivo: o total derretimento das calotas polares. "Isso pode alterar as correntes marítimas, que são responsáveis pelo equilíbrio da temperatura do mar", diz Ilana Wainer, especialista em oceanografia e mudanças no clima da Universidade de São Paulo. Segundo ela, a alteração climática dos oceanos implicará a completa mudança na biosfera. "Isso significa desequilíbrio. De um lado inundações, do outro seca. Aumento no número de furacões e erupções vulcânicas", explica Ilana.

No outro extremo, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório estimando que três bilhões de pessoas sofrerão com escassez de água em 2025. As causas seriam as secas, o aumento populacional, a crescente urbanização, a mudança no clima e a má administração dos recursos. Mais: Carol Turley, do Laboratório Marinho de Plymouth, no sul da Inglaterra, disse que os mares se tornaram 30% mais ácidos nos últimos anos e a causa direta disso é a emissão de gás carbônico. "Certamente teremos uma extinção em massa de espécies marinhas. As primeiras a serem afetadas serão as estrelas-do-mar", disse Turley. "Temos que continuar investindo em energias limpas e nos preparar para criar alternativas para um futuro que já está traçado."
Créditos:

47 comentários:

daimesquita disse...

CONCORDO QUE TODOS N´S TEMOS O DEVER DE CUIDAR MAIS DE NOSSO FUTURO, DO FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS...
A CADA DIA QUE PASSA ESTAMOS DISTRUINDO NOSSO PLANETA, COM A POLUIÇÃO, E ESBANJANDO Á NOSSA RICA ÁGUA...
NOSSO TESOURO MAIS PRECIOSO...
NÃO ESTAMOS NOS DANDO POR CONTA QUE, QUANTO MAIS DISPERDÍCIOS, MAIS SEDO ACABAREMOS TODOS MORRENDO DE SEDE...
SE TODOS NÓS COMEÇARMOS DESDE JÁ A CONTROLAR NOSSOS EXAGEREROS COM O CONSSUMO DA ÁGUA, QUEM SABE AGENTE POSSA SEGUIR TRANQUILAMENTE A VIDA, DURANTE MUITOS E MUITOS ANOS AINDA?...(DAIANE MESQUITA PEREIRA 2° G MONSENHOR QUEIRÓZ)

renata disse...

ACHO QUE NÓS TEVERIAMOS TER O PRIVILÉGIO DE CUIDAR DO NOSSO PLANETA,A FINAL TUDO O QUE FIZERMOS É PARA MELHORAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS.APESAR DO BRASIL DETER O INDICE DE MAIOR PRODUÇÃO DE ÁGUA,O ATO DE BEBER ÁGUA POTÁVEL NO PAIS TEM SIDO UM PRIVILÉGIO CADA VEZ MAOIR.SE AS PESSOA FOSSEM MAIS CONCIENTES,E TOMA-SE UMA ATITUDE O TEMPO QUE FICAM SÓ RECLAMANDO,EM QUANTO FICAMOS DESPERDIÇANDO ÁGUA SERÁ QUE JÁ PARAMOS PARA PENSAR,QUANTAS PESSOAS NÃO TEM UMA GOTA SE QUER DESTA ÁGUA.SERÁ QUE NÃO FOMOS UM POUCO EGOISTAS?



RENATA BRITTO
T:2G

renata disse...

SIM TODOS NÓS DEVERIAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA,DE NOSSA FONTE DE ÁGUA EM FIM DE VÁRIAS COISAS.MAS INFELISMENTE SABEMOS QUE NAO É ASSIM QUE FUNCIONA,NÓS NÃO LIGAMOS SE TODOS NÓS TEMOS ÁGUA,SE ELA É POTÁVEL.AO CONTRÁRIO SE TEMOS MUITA ÁGUA NÃO PENSAMOS NÓS OUTROS QUE MUITAS VEZES,AO TEM UMA SÓ GOTA DE ÁGUA PARA AUMENOS BEBER.ENTÃO ACHO QUE AS PESSOAS SÃO MUITO COMODAS COM A GRAVI SITUAÇÃO QUE ESTAMOS ENFRENTANDO,E QUE A CADA DIA VAI SE ALASTRANDO CADA VEZ MAIS.E QUEM NÃO TIVER PREPARADO PARA O PROBLEMA OU QUE ACHA QUE ISSO NAO VAI ACONTECER,ENTÃO SÓ TENHO A DISSER QUE ESPERE MAS HÁ UMA COISA QUANTO O PIOR ACONTECER NEM TENTE FAZER ALGO POIS JÁ SERÁ MUITO TARDE.....
E NEM TENTE SE ARREPENDER POIS VC TEVE A CHANCE DE TENTAR MUDAR ESTÁ SITUAÇÃO,POIS FOI ISSO O QUE ESCOLHEU!

RENATA BRITTO
T:2G

gabriel disse...

Bom eu acho que o ser humano se preocupa em apenas "Lucrar" mesmo que seja necessário destruir o que está a sua volta. Como dizem "o que DEUS constrói o Homem destrói" e isso é muito triste...
O ser Humano só vai dar falta da ÁGUA e de muitas outras coisas quando a perder,o que é lamentavelmente verdade.
Mas se quisermos mudar isso basta dar uma FIM no desmatamento,queimadas,e poluição, porque o homem só vai parar de destruir quando ele não tiver mais o que destruir.

Rafael disse...

Tenho Pena dos meus netos... hehe mas não é para rir, é para chorar... Acredito que a população deveria se concientizar de verdade, pois todos nós falamos, e comentamos esse assunto, porém poucos de nós poupamos, e usamos a água de maneira correta. Outro fato importante, é o consumo excessivo de energia, por enquanto nós do Brasil temos Oxigênio, mas não paramos para pensar que com o desmatamento, e a poluição do meio ambiente logo senão nós, os nossos filhos e netos estarão precisando dela...
Todos temos conhecimento sobre ambos assuntos, energia e água, e consciência será que temos?

Rafael de Lima
T:3ºC

Andre disse...

Parece que o ser humano não se preocupa muito com o futuro que esta por vir,e não digo o que esta por vir,por que ja esta acontecendo nos nossos tempos de agora:"A natureza esta se revoltando contra a humanidade".Chorar pelo leite derramado não adianta,assim é a Terra Mãe,será que conseguiram reverter o quandro?Eu acho que não,pois as pessoas não tomam consciência do que esta acontecendo.Do que adianta uns disserem:viste o que esta acontecendo;as geleiras estão derretendo,as enchentes catástroficas estão matando muitas pessoas,o clima esta descontrolado e etc.O que adianta falar e não praticar.Que futuro deixaremos para nossos filhos e filhas,será essa a herança que deixaremos para eles?

Mariana disse...

Acho que o assunto está repetitivo e as pessoas não estão se dando de conta da gravidade do problema,não percebem que isso mexe com nossas vidas de uma maneira geral,nenhuma forma de ser vivo vive sem a PRECIOSA ÁGUA porque essa falta conciêntização, será que teremos que perder tudo para que o ser que se acha dominante do Planeta Terra se ligue.
Mariana 3°C

Aline disse...

É tudo isso que está acontecendo no mundo é,e foi gerado pelo homem a cada dia que passa, destruímos o planeta, se o homem não tivesse a curiosidade de querer saber como é a atmosfera e passar por cima do pelo criador não teríamos essa preocupação das geleiras.O aquecimento global é só o inicio de muitas coisas que estão por vir.
O problema é que muitos desses não se preocupam como vai ser o futuro de seus filhos e netos, ou melhor não sei se muitas dessas crianças vão ter um mundo para viver assim como nós temos por enquanto!!
Aline Da silva Grimmler 2ºf

Elizangela disse...

é as pessoas nao fazem sua parte ,para protger nosso planeta!
com o aqecimento global vamos perde varias belezas gracas a nos q nao soubemos percervar!
ass;fernando mininni.

katis disse...

Todos os seres humanos nessecitam de agua mas infelizmente quase nenhum sabe economizar e acabam esbanjando demais!
As pessoas nao percebem que um dia ela pode acabar e ai vai minha pergunta:
Como vamos sobreviver?
ass:Katiucia Pires 2f

leticia disse...

O ser humano esta destruindo o seu mundo e sucessivamente a si mesmo mas infelizmente ele não percebe.A humanidade esta entrando em extinção e o culpado por esta tragédia é ele mesmo,devemos ter um pouco mais de consciência e responsabilidade com o que é nosso.Deixo um alerta para todos nós, vamos tomar consciência pois o aquecimento global esta ai e foi causado por nós, mas ainda a tempo de salvar o mundo,faça a sua parte!
LETÍCIA MACHADO 3C

priscila lemos disse...

A ambiaçao do homem que nos levou a essa situaçao que esta cada vez pior,estamos começando a sentir os efeitos disso, e senao tomarmos uma atitude, uma postura diferente já nao teremos muito mais tempo aqui!!!
faça sua parte

fabinho disse...

hoje em dia o ser humano nao esta se preocupando muito com o meio ambiente com o meio onde vive.talvez o ser humano hoje em dia esteja penssando mais na tecnologia do futuro do que no presente onde estamos vivendo.o fato da agua e um de muitos assuntos a serem questionados por nos os seres humanos,tem o fato do meio ambiente da poluição e etc..
mas como o assunto aqui em questao e a agua que eu acho que e o assunto que devemos debater ate acharmos uma solução para esse problema..pois isso e um problema mundial e nao nacional envolvi milhoes bilhoes trilhoes ... de pessoas e nao so uma pessoa!
e preciso tomarmos providencia o quanto antes pois se nao quem vao sofrer com essa situação vao ser nossos filhos netos e tataranetos...


Fábio ramires da conceição turma;3°c

Jessica disse...

O aquecimento global já virou rotina em nosso dia a dia,pois é por causa dele que está acontecendo as queimadas,a destruição do meio ambiente,o aumento na temperatura nos oceanos e principalmente o derretimento das geleiras.Sei que do jeito que vai não vai demorar muito para o mundo ser inundado,já que o ser humano faz vista grossa para as trajedias que vem acontecendo.Por causa do efeito estufa estamos mais propicios a termos câncer de pele,já que os raios que entram na Terra não conseguem sair por causa camada de ozônio que ficou muito grossa por causa da agressão contra ela através de gases poluentes.É preciso nos concientisarmos e aprender a cuidar de nossos recursos ou nós mesmos vamos acabar com nossa raça e as dos demais seres vivos.Preservar a água é preservar a nossa vida.

desebell disse...

devemos nos preocupar mais com o drama da agua...devemos nos preocupar mais com o futuro nosso e de nossos filhoe netos e etc....
os efeitos do aquecimento global estao ai...sao varios fenomenos varios acontecimentos e nos os seres humanos nao fizemos nada para dar uma ajuda. so queremos saber de prejudicar mais e mais o ecocistema.nao pensamos no futuro.
espero que nao seja tarde quando a sociedadde caia na real,se cada um fizesse sua parte o mundo nao estaria assim como esta hoje.
temos que cair na real que nos precissamos de agua...e que agua e fundamental para vida!"!"""

jean disse...

Todos veem os problemas mas enquanto nao sentem os danos na pele eles não fazem nada pra mudar isto.
Acho que todos devemos ajudar pra tentar atrasar este problema,mas se demorarmos pode ser inevitável uma catástrofe.

Jean Mendes
3C

Mariza Barboza T:3ºC disse...

Infelizmente o ser humano não da´valor ao que a mãe natureza nos da´,enquanto não hover conscientização de que temos que cuidar do planeta e que cada um tem que fazer sua parte por menor que seja ,estaremos correndo o risco de que aqualquer momento pode acontecer uma catástrofe.
Na minha opinião, deveria se investir mais em campanhas de conscientização e esclarecimento,porque e´o futuro do planeta que esta´ em jogo.

andriele disse...

SIM! claro,devemos cuidar do nosso futuro do bem mais precioso que é a "Àgua"
Mas eu acho que a falta de colaboração da humanidade é tão grande que as pessoas esbanjam mais do que economizam.
Não sei mais se houvese um pouco mais de concordância
mundial e as pessoas economizassem não haveria tanta escasses de água e ai talvés não teriamos tantos problemas no futuro.
Andriele 2°g monsenhor queiroz

bruno disse...

eu acho que todo nos seres humano devemos cuidar do nosso planeta,por que a água e um dos fatores mais importante do nosso planeta.
A água e muito importante para tudo na vida, só que a pessoas pelo mundo só querem lucrar na vida e não pensam no futuro do planeta, que se nos não cuidarmos ira dar problema futura mente.

bruno alves fagundes2° g monsenhor queiroz

Anônimo disse...

ééééé...
Realmente o mundo ta acabando..!
E nao começo hoje isso
se o nivel do mar aumenta a cada ano que passa nao e por acaso,,
vidas serao perdidas por irresponssabilidade de muito
geleiras derretem ilhas serao inundadas !
daki a muitos anos o planeta terra realmente vai ser um planeta agua.. pq td estara em baixo dakele fonte que sempre servio para a vida...
Ela se tornara a causa da morte de muitos, e ja esta sendo..


Axo que nada mais pode ser feito a respeito disso.. deveria haver uma mobilizaçao que o ser humano nao e capaz de fazer,,, :D

Rhaylander Luis

Pelotas RS

Thathazinhah disse...

Todos nos temos que ter consciência do que estamos fazendo temos que agir o mais rápido possivel para que essa situação melhore temos que cuidar dos nossos mares, rios, campos, animais e etc..
O ser humano sabe o que faz e não se importa porque diz que quando tudo isso acontecer ele não vai estar vivo mas não se importa com seus filhos e netos.

Bruno disse...

Os fatos aqui contatados são de única e exclusiva culpa do ser humano pois a anos vem poluindo nosso planeta com emissões de co2 na atmosfera causando o efeito estufa , e o mesmo desencadeando o derretimento das calotas polares resultando no aumento no nível do mar .
Medidas devem ser tomadas para evitar um futuro nada bom
,uma delas foi tomada que foi o protocolo de kyoto que promete acabar com 15% das emissões de gases na atmosfera até 2012 , mas alguns paises como Eua e Japão não consideram esses termos e continuam a emitir gases
então acho que desse jeito não sei onde vamos parar.


BRUNO JACHSON MENDES

Felipe disse...

Eu acho que as pessoas tão se preocupando de mais com outras coisas que são tão insignificantes e com a água que é algo tão importante para nós, não da a menor bola.
Se não começarmos a tomar consciência que devemos se importar mais com a água do que com o dinheiro, nossos filhos ou netos não terão ela no futuro.

Douglas disse...

Eu Douglas acho que se nós tivermos mais conciência como por exemplo não deixar a torneira correndo já é um bom começo!É com pequenos feitos que se alcança grandes metas!E não esquecendo que nossos filhos habitaram esse planeta um dia

luciana disse...

na minha opniao os culpados somos nos, seres humanos. vivemos destruindo o nosso planeta.
nao nos importamos com mais ninguem, nem com nos mesmo.
nao pensamos no nosso futura, nem no que fazer se um dia a agua acabar.

Luciana
2° f

emerson disse...

e agua e uma coisa que nao e brincadeira
quando vem a chuva e uma preucupacao para certas
pessoas do nosso planeta acapa alacando casas e deixando pessoas sem onde morrar erros das universidades de nossa cidade e ai quem ajudar o povo todas sa vezes q eles errarem?

Ki disse...

Sem palavras para esse texto, pois na hora de falar que todos devem economizar agua,que a água vai acabar e tal é um drama só todos falam a mesma coisa. Mas na verdade ninguem ou quase ninguem economiza; então eu acho que cada um deve pensar em fazer a sua parte para um futuro melhor ao invez de ficar só na conversa.Se cada um fizesse sua parte sem se preocupar com a parte dos outros,concerteza o mundo se seria um lugar bem melhor.
Jaqueline 2 F

Anderson disse...

Nome: Anderson
Turma:3-c

De muitas coisas que temos em nosso planeta, muitas delas são muito valiosas, uma delas é a água pois bem guando obtemos muita água, agente não se importa com o uso excessivo de água desperdiçada.
Pois a muitas regiões em nosso planeta que estão com um serio problema que é a falta de água potável,
Vamos cuidar do que é nosso para que no futuro isso não venha acarretar em danos em nosso planeta, todos nós seres vivos dependemos de água para viver.

Elen disse...

A água é muito valiosa devemos cuidar desse bem precioso.
Em muitas regiões de nosso planeta ja temos a falta dela que prejudica em muito a vida dos ser humano.
Sabemos que em alguns anos ela pode acabar.


Elen 3C

EDY disse...

No momento não estamos nos preocupando, como sempre de custume vamos esperar ate o ultimo instante para começar a mudar o nosso destino, "sempre temos que ver para crer"espero que não seja tarde, soubemos a muito tempo desse grave problema e muito pouco fizemos para melhorar.
O mundo agradece aos poucos que lutam para dias melhores.
EDEN CAVALHEIRO3°C

pamela disse...

As pessoas são muito egoistas só pensam em ganhar dinheiro não pensam no futuro como vai ficar a natureza do nosso mundo, sem ela não sobreviremos, ela é a vida!!! bjs...............
Pâmela,3ºc

Stephanie Prietsch disse...

É, a nossa água!
Hoje, todo mundo desperdiça água, escova os dentes a torneira fica aberta, toma banho de meia hora, lava o carro com água correndo.
É, e depois, quando faltar ?
Ninguém pensa no futuro .. Não podemos esquecer que vamos ter filhos e netos .. Quem sabe eles vão sofrer os nossos erros de hoje!
E a poluição do jeito que está indo, nossos rios, e mares, com lixo!
Consciência né ? Se nós não cuidarmos, quem irá cuidar?

karina disse...

as pessoas realmente sao muito ambiciosas e pensam so no presente como se nao existisse futuro.acham que tudo dura para sempre ate mesmo a fonte da vida,que nada mais do que a preciosa agua que a maioria das pessoas nao dao o valor que ela merece.

karina 2 G

jennyh disse...

Acredito que a natureza esta nos dando um recado de que é a hora de pararmos de pensar só no hoje, pois se continuarmos assim estamos pondo em risco o amanhã de muitas pessoas.

dione disse...

Foi nos mesmo que fizemos tudo isso acontecer, prejudicando a natureza ela esta apenas reagindo.A solução é diminuir as queimadas e não gastar água com bobagem por que daqui algumas decadas podemos nem ter água para beber,se cada um fizer a sua parte isso não acontecera...

Anônimo disse...

Eu acredito nas teorias do texto, que isso possa vir acontecer, mas não acredito que será agora, tão sedo mais sim daqui alguns bons e longos anos. Apesar do homem está colaborando pra que esse nível d'água suba e destrua uma boa parte da população.

Thais R. Cruz
3C

rosiane disse...

Infelizmente, nós somos os culpados de tudo isso estar acontecendo, somos nós que prejudicamos o meio ambiente, e nem damos muita importância para os nossos atos do dia-a-dia "há é só um lixinho" um pouco hoje e mais um pouco amanhã, pode até não parecer nada, mas é por esse nada que tudo esta como esta e só tende a piorar.
Rosi 2ºF

dariane disse...

dariane2f;Quem tem culpa entudo isso que acontece somos todos nós não é só o homen, pois que joga o lixo nó chão não é só um são todos os a natureza esta apenas mandando o troco.

jean disse...

A culpa do que esta acontecendo na verdade e do homem. Porque ele tem que se meter em tudo que esra queto! Eh nao cuida de nada.

Jean 2ºF

Elizangela disse...

isso que esta acontecendo é culpa do propio ser humano que esta destruindo seu planeta ja a bastante tempo mas so agora estao percebendo o mal que estao fazendo e tao querendo mudar as atitudes agora porque tao vendo a coisa pode ficar bastante seria.
elizangela 3c

Amanda disse...

Devemos cuidar de um dos bens mais precioso que a nossa natureza nos oferce, o assunto da escases da água é comentado em todo lugar mas minguem faz sua parte,daqui alguns tempos não teremos mais água potavel para beber.
CONCIENTISI-SE
AMANDA ,3ºC

F.C.Oficial Nosso Amor Eterno disse...

eu acho q o problema água é um assunto sério em relação a nós,daqui algum tempo acredito q a água potavel vai ficar cada vez mais escassa;e com o aquecimento global a água
será umas das catastrofes mais devastadoras a humanidade,acho que a população ja conheçe um pouco do que ela pode nos afetar, e suas consequencias,acredito também q se não tomarmos alguma providencia vai peorar cada vez mais.

diuly disse...

Estas catástrofes são resultado do derretimento das geleiras ,por conta do aquecimento global,onde o principal agente causador é o homem.

william disse...

É O PRINCIPAL PROBLEMA É QUE AS PESSOAS NÃO DÃO VALOR PARA O BEM MAIS IMPORTANTE QUE TEMOS QUE É A ÁGUA.
MAS COM O EXCESSO DE POLUIÇÃO QUE AS PESSOAS COLOCAM NAS RUAS FAZ COM QUE AUMENTE O AQUECIMENTO NA TERRA.
ASSIM AS GELEIRAS DERRETERAM E VARIAS PESSOAS IRÃO MORRER!!!!!!!
POR ISSO DEVEMOS INVESTIR EM TECNOLOGIAS QUE IRÁ TENTAR AMENIZAR A GRANDE DESTRUIÇÃO EM MASSA QUE ACONTECE-RÁ EM VARIOS PAISES.
INFELIZMENTE NÃO PODEMOS NEGAR QUE A CULPA É NOSSA.
O JEITO É TENTAR ARRUMAR UMA FORMA DE RESOLVER ISSO,OU
O QUE SERÁ DE NOSSOS FILHOS OU ATÉ NOSSOS
NETOS ???
ASS; WILLIAM I. TORRES DO 2°G

william disse...

o problema é que as pessoa nao fazem a parte delas..nao cuidao do bem masi precioso que temos que éa água!!
por causa da poluição na natureza esta tendo o aumento da temperatura na terra...
o pior é as consequencias que viram depois.
desastres naturais, mortes e destruição de varios paises.
enchentes e, secas tudo isso por causa do aquecimento nas temperaturas...
tudo por nossa causa!!!!
william i.torres

Stael disse...

Na minha opinião as pessoas estão disperdissando muita água e não estão pensando no dia de amanhã, pois elas não veem que estão prejudicando o próximo. As pesoas estão destruindo a natureza, botando em extinsão espécies.
Se todos fizessem um pouco, todos estariam bastante, e ninguém sofreria com esse problema daqui alguns anos.

Stael
2° F

noob xD disse...

A humanidade esta fechando os olhos para uma realidade que pode ser fatal para nós.estao contribuindo para um grande desequilibrio no nosso planeta.A poluição esta muito elevada ,contribuindo ainda mais para o "buraco" na camada de ozonio.
Esse desequilibrio se dara através de grandes catástrofes como por exemplo:furacoes,derretimento de geleiras...
O derretimento das geleiras nao só elevara o nivel do mar como dizem a maioria dos autores ,mas mudara varias correntes marinhas ,e essas correntes sao muito importantes ,nao sao importantes somente para os seres aquaticos ,pois nós dependemos delas.se houver um grande desequilibrio no oceano os corais irao perder suas cores e morrer.
ai voces devem estar se perguntando...e o que eu tenho a ver com os corais???
sao os corais que liberam a maior parte do oxigenio para nóssa respiração.
bom ..falar sobre esse assunto é meio complicado,sao varias opinioes ,a minha é esta ..
nao entendo nada do assunto mas pelo que tenho visto e pesquisado o que coloquei aqui faz sentido.