sábado, 11 de abril de 2009

E eles querem mais deputados...

E eles querem mais deputados...
07/04/2009 01:28
Foto: JOSÉ CRUZ/AG. BRASIL
Câmara: sempre cabe mais um

O Congresso brasileiro custa ao contribuinte mais de R$ 6 bilhões por ano. Uma ninharia para a democracia, uma enormidade se o custo for medido em termos de produtividade. Pois na semana passada o Senado aprovou – claro, por unanimidade – uma proposta de emenda à Constituição que vai aumentar o número de deputados e senadores.

Em nome dos interesses dos brasileiros que vivem no exterior, que só podem votar para presidente da República, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) vai garantir a sinecura para, no mínimo, mais quatro deputados. A medida passa por nova votação no Senado e depois vai para a Câmara, onde será submetida a duas votações. Alguma dúvida se será aprovada? Beira o escárnio tal zelo pelo voto dos brasileiros que vivem fora do país.

A reforma política repousa em alguma gaveta, sem que governo ou oposição movam uma palha por sua aprovação. O voto de um eleitor do Acre vale mais do que o de qualquer outro brasileiro. As campanhas são movidas por "fundos não contabilizados", vulgo caixa 2. Governos estrangeiros criam mecanismos para devolver imigrantes brasileiros e garantir emprego aos seus nacionais na pior crise desde o crash da Bolsa de Nova York de 1929. Nada disso sensibiliza nossos congressistas. São 513 deputados e 81 senadores. Os partidos representados estão na casa da dezena. Será que o país precisa de tanta representação? Precisamos mesmo de três senadores por estado? Oxalá que sim. Mas os eleitores ficariam agradecidos se nossos representantes suassem um pouco mais a camisa e justificassem, com seu trabalho, cada centavo que o contribuinte deposita no Legislativo.

Fonte: http://revistadasemana.abril.com.br/canais/revista/cartaaoleitor.shtml

43 comentários:

Andriele disse...

Eu acho que existe muito deputado, muito senador na verdade, existe muito politico e poucos os que cumprem o seu dever durante o seu governo.
E os politicos de hoje cada qual que rouba mais eles tiram beneficios pra ele e o povo que se dane não estão nem ai pro que está acontecendo com o país na minha opinião eu acho que tem muito deputado e muito senador talves seria melhor se reduzisse o número de deputados e senadores e trabalhassem mais em equipe pra colocar esse país em ordem. essa é a minha opinião.Andriele2G

Thais disse...

É os governantes do nosso país não estão nem ai para as necessidades das pessoas só querem saber se vam e quanto vam guanhar no final do mês e eles só poem as pessoas que eles querem no senado.
E isso com certeza não é pouco...
As pessoas também, elegem os governantes sem saber o passado deles assim ajudam para "sua própria desgraça".
thais botelho da cunha 2g.

RENATA BRITTO disse...

Acho que o governo precisa sim melhorar o pais,mas também acho que as pessoas devem pensar bem antes de votar,por que tem muita gente que as vezes vota por impulso.Até mesmo o que eu não concordo jovens de 16 anos votando,pra que se tem varios jovens que não sabem em que votar.A procura de emprego cresce a cada dia que passa,o mundo todo está cada vez mais decaindo,e as pessoas não fazem algo para melhorar isso tão se lixando só sabem reclamar.E os deputados também fazem o mesmo só querem o voto,e depois se esquecem do povo e só querem mais e mais,quanto mais ganham pra fazer nada mais querem ganhar,mais querem poder,então por isso que as pessoas devem pensar muito em seus atos pois colhemos aquilo que plantamos.

RENATA BRITTO
2G

Andriele disse...

EU ACHO QUE MUITOS NÃO LEVAM A NADA. MAS ESPERO QUE NÃO DE MAIS PREJUISO PARA O BRASIL. VOMOS FICAR DE OLHOS BEM ABERTO COM OS SENADORES E DEPUTADOS.

ELIANA 2G

Unknown disse...

No meu ponto de vista a política no Brasil é nada menos que um ato onde somente os grandes levam vantagem. Sendo que na maioria das vezes, nós mesmos fizemos as escolhas.

luciana souza da costa disse...

querem aumentar o numero de deputados e senadores pra que, pra tirar mais o nosso dinheiro, pra cobrar mais impostos e nao resolverem nada,se ainda servisse pra melhorar o pais mas nem pra isso serve

Unknown disse...

Não, de maneira alguma, para que varias pessoas em um setor, para não fazer nada, além de ver os dias passando e o Brasil cada vez mais afundado, sem lei,sem saúde,sem cidadania.
seria muito bom diminuir o numero de senadores e deputados melhorar a qualificação destes e mostrarem trabalho e competência, pois é isso que o país precisa.
Aline Da Silva Grimmler 2ºf

Unknown disse...

Acho que nao precisamos de 3 senadores e sim de senadores que trabalhem mais e façam bom uso do dinheiro publico!
Enquanto nos matamos trabalhando eles só usam nosso dinheiro para seu bem estar!
Acho que o povo tem que ter mais voz ativa e ser todos iguais indiferente de raça ou classe social!
Ass:Katiucia Pires 2 °f

fernando disse...

Isso é uma vergonha, para que varios senadores e deputados?um estado nao precisa de tantos politicos Recebem la para fica sentado numa poltrona tomando um café!Esse dinheiro gasto com eles poderiam envestir na educacao,na saude e criar progetos para a sociedade!ASS;FERNANDO 2°F

amanda disse...

Na minha opinião aumentando os deputados e senadores vai piorar mais do que ja esta porque nos teremos que pagar mais impostos e como sempre eles vao sair gamhamdo e nos perdemdo eles vao traballar cada vez menos e gamhar cada vez mais.
Amanda Soares 2ºF

Rosiane disse...

Não acho muito necessario ter mais deputados ou senadores, ainda se fosse que nem em muitas fabricas que existem que tem que aumentar o numero de funcionarios para maior produtividade, mais infelizmente acho isso impossivel numa cidade quanto mais no país.
Rosi 2ºF

jennyh disse...

Acredito que aumentar o número de deputados no Brasil não é realmente necessário, na verdade o que deveria aumentar é a responsabilidade e o compromisso dos já eleitos para com os cidadãos brasileiros.
Jennifer 3° C

Unknown disse...

Eh um absurdo eh muito chefe para pouco indio como diz o ditado! E ainda por cima não dão valorao cargo que os foi concebido!

Anônimo disse...

Na verdade essa proposta de aumentar o número de deputados não me agrada nem um pouco,por que já existem muitos deputados por estado e até deveriam ser em menor número.Esses deputados aproveitadores e preguiçosos só sabem tirar vantagem das coisas e aprovam só as leis que lhe interessam.Se eu tivesse o poder de comandar a câmara demitiria todos eles e contrataria novos,mas é claro em menor número e menores salários há e também mais trabalho.

Unknown disse...

como diz o ditado eh muito chefe para pouco indio! e ainda por cima não dão valor ao cargo que lhes foi concebido!
são poucos os que fazem algo por nos!

Espaço Virtual disse...

Se o salário deles fosse o mesmo do povo, tenho certeza que iriam lutar e batalhar de verdade para a melhora de nosso país. Pra eles é muito fácil: muito dinheiro no mês, ninguém faz nada contra isso, eles se acomodam e o povo paga por isso. Se eles tivessem que com um salário compatível com o salário do povo sustentar uma família, para que não sofressem iam batalhar um monte pra conervar seu emprego, que é isso que acontece conosco. Aumenta o número de deputados, aumenta o número de "centavos" que o povo deposita no legislativo, e agora vem a questão, aumenta o número de trabalho que justifique esse aumento? o que isso vai trazer em benefício a sociedade que trabalha e leva uma vida difícil?

Rafael de Lima
3ºC

elizangela mendes gonçalves disse...

O texto esta querendo mostrar a indignação da contratação de tantos deputados e senadores para gastar mais dinheiro do povo e fazer menos benefícios.
Elizangela 3c

sheilaCoimbra disse...

Todos que entram lá sabem que tão ganhando mas, men se quer vão querer saber para que tanto dinheiro na conta bancária ,porque só tem a idéia quando "dá o estouro de fraude e corrupção"ai os eleitores ficam sabendo quem realmente eles colocaram lá.Na minha opinião não seria necessário tanta secretária pois no final quem vai decidir e o presidente e men sempre é ele quem da a ultima assinatura...

Unknown disse...

Sinceramente eu não entendo nada sobre o caso, para mim o Senado é algo como uma ingónita porque a gente mal tem informações que nos enteressem e quando aparece algo e´ essa noticias que não tem pé nem cabeça ,apesar de não concordar ,fazer o que nada vai mudar então deixa assim tudo bem!

Mariana 3ºc

Unknown disse...

Eu acho que existe muito politico corrupito, e o povo sabe disso e eu não entendo porque eles continuam colocando os mesmo lá no congresso, eles tem que dar uma nova chance para outras pessoas entrarem lá. Bjs.............
Pâmela,3ºC

André de Paula. disse...

Mais uma vez o governo nos surpreende com suas táticas monstruosas para estorquirem mais dinheiro do povo brasileiro,ou seja,o Brasil ultimamente esta sendo como se fosse comandado por Reis e Rainhas,onde o povo é obrigado a contribuir com as corruptibilidades do governo.Somos obrigados á aceitar tais coisas sem direito de reclanar,ou seja,não temos opções de escolha.Sínceramente,precisamos é de um HOBIN HOOD no governo,um parlamentar que tira dos ricos para favorecer aos pobres.

Mariza Barboza 3°C disse...

Enquanto o eleitor não aprender a votar em candidatos éticos e entender que eles estão lá para nos representarem, fazerem leis para o povo e não para se darem bem, vamos ver escandalos nos meio de comunicação do tipo desse.
Concordo que o país não precisaria de tanta representação se fosse bem representado.
Mariza Barboza 3º

Stephanie Prietsch disse...

É política um assunto complicado de falar!
Mas a política vem a tempos deixando muito a desejar!
Tem alguns que pensam só no salário no final do mês, nos prazeres e negócios pessoais!
E não pensam em dar um 'jeito' nesse país.
Cada dia que passa melhora alguma coisa sim, mas há várias que ficam a desejar, como educação, alimentação, justiça!
Acho que eles precisam olhar um pouco mais através dos outros, e não pensar só em si!
Acho que o governo tem muito o que melhora, e tem como, é só querer!

Unknown disse...

penso que apenas o que pode mudar essa imagem da politica brasileira e o voto consciente,ate que todos os eleitores nao perceberem que isso e importante para o nosso futuro e para o futuro de todos ,escandalos como esses que vem acontecendo serao cada vez mais se sucedendo.

karina 2g

Unknown disse...

Eu axo q tinha q reduzir o numero de deputados eh senadores, ai sobraria mais dinheiro pra botaro pais em ordem, nao haveria tanta miseria nem fome!

Jean 2°F

priscila lemos disse...

Acho que se nossos deputados e senadores, descobrissem onde aplicar nosso dinheiro além de seus salários com certeza não precisariamos de mais gente na camara, com certeza só ir aumentar nossas despesas, e resultados? acho que não.

Anônimo disse...

Ao invez de gastar dinheiro para contratar mais pessoas que nada farão para mudar a situação do nosso país deverião tomar vergonha e investir na saúde por exemplo,ou na educação.mas não adianta de nada reclamar se a sociedade se cala diante tal situação afinal temos o direito de protestar o dinheiro sai do nosso bolso.
LETICIA MACHADO 3C

Jean disse...

Eu acho que os politicos estão pensando mais em si,só pra variar,eles querem aumentar o numero de senadores e deputados pois na proxima eleição suas chances de serem eleitos sera um tanto maior.
Na minha opnião o importante não é a quantidade de politicos,mas sim a qualidade de seus serviços.

Jean Mendes
3C

dariane disse...

Dariane2f;Creio que todos enquanto osenado está votando projeto desnecessarios eles deveriam pensar nos problemas que o nosso país realmente tem;Educação precaria ,muitas pessas sem ,emprego epassando fome...Acho desnessári por mais senadores no congresso pois se os que estão lá já não fazem muito pelo povo.Eles são muito para o pouco que fazem pelo nosso país.É uma vergonha.

EDY disse...

Temos deputados demais não queremos quantidade queremos força de vontade e mais interesses ,soluções de problemas ,e não gastos com mais deputados.
Espero votos mais conscientes e não por
interesses prorios.
EDEN CAVALHEIRO3°C

Unknown disse...

Pra que mais um,os que já estam la não tão fazendo nada,se mais um ou dois deputados forem mudar tudo para melhor eu apoio..

Bruno jachson mendes disse...

na minha opinião não devem contratar mais deputados ,
porque ja existem muitos que não fazem absolutamente nada , então eu acho que certo seria usar o dinheiro que seria gasto com novas folhas de pagamentos , eles usarem na melhoria de escolas publicas e com ensino em geral


BRUNO JACHSON MENDES 2°G NOITE

Unknown disse...

Eu acho que eles não deveriam colocar mais deputados. isso não leva a nada pois eles prometem coisas e não cumprem nada. Se colocarem mais deputados a corrupção e o desvios de verbas aumentam e o prejudicados somos nós que pagamos impostos para o melhoramento de nosso país. mas eles não fazem nada para melhorar nosso país.

Unknown disse...

Não sei para que?é mais dinheiro que teremos que pagar eles nao fazerem absolutamente nada.Isto é uma pouca vergonha em vez de aumetar o numero de deputados teria é que diminuir,é muito deputado para não fezerem nada por nós que pagamos o salario deles.E que por sinal é um absurdo é muito dinheiro.
AMANDA3ºC

Anônimo disse...

Acredito que se os deputados e senadores trabalhasem as 40 horas semanais, como prevista pelas leis trabalhistas á todos os outros brasileiros, e não apenas dois dias na semana, se cumprissem as propostas feitas em campanha, que as condições de vida dos brasileiros melhorasse visivelmente, poderiam aumentar o numero de deputados e senadores, que quizessem enquanto o contribuinte paga o salario de dezenas de vagabundos desocupados que nunca trabalharam e nem sabem como fazer, esse numero deveria diminuir consideravelmente.

Thaís R. Cruz
3C

Felipe Dutra disse...

Eu acho que esses deputados tinham que que ganhar muito menos, que esão ganhando.Se assim fosse, acho que realmente iriam se sacrificar mais pelo o povo.Quanto mais eles ganham mais eles roubam do povo e agora ainda por cima querem por mais deputados, para roubarem mais, só pode né.Poisé por isso que o brasil não cresce e nem nunca vai crescer desse jeito.

Felipe Dutra 2º

Bruna Garcia disse...

A política no Brasil está cada vez mais vergonhosa, pois os políticos já não pensam mais em se candidatarem para tentar melhorar o país, mas sim para tirar cada vez mais dinheiro do povo que trabalha até o mês de maio todo o ano só para pagar impostos e eles ainda querem mais?
Isso é uma vergonha!
Bruna Garcia 2ºG

Jaqueline Meireles 2 F disse...

Mais deutados?
Pra que?
Se os que ja estão lá não demonstram resultados,pelo menos não onde seja visivel pra mim.

Jaqueline 2F

Unknown disse...

Acredito que não é necessário aumentar o número e deputados,o que é preciso é que o governo cumpra com seus deveres ao invés de se favorecerem cobrando altos impostos.

will torres 2° g noturno disse...

a politica no nosso pais é uma vergonha.
deputados e senadores que se unem e nao fazem nada!!!
PELO CONTRARIO USAM OS IMPOSTOS QUE PAGAMOS A CADA MES PARA COMPRAR BOBAGENS...
ATÉ QUANDO VAMOS ACEITAR ISSO???
CHEGA COM ESSA VERGONHA, QUE ACABA COM A JENTE!!!
ISSO É UM ABSURDO D +++++ COM O POVO QUE CORRE ATRAZ NO DIA-A-DIA
william torres 2° g

Unknown disse...

acho que se o Brasil fosse uma fábrica de produção dara um grande lucro com tantos senadores e deputados.Douglas 2°ug

Unknown disse...

E uma vergonha que os nossos deputados e senadores não estejam tão preucupados em modificar a qualidade de vida do nosso povo e sim com a qualidade de vida deles.

Stael
2°F

Rogerio Ap. Nishimura disse...

Vamos fazer uma continha básica...
6 bilhões de reais que são gastos por ano com os políticos do Congresso Brasileiro:

O salário de um brasileiro que se mata de trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana, 30 dias por mês e só tem férias uma vez ao ano, é de, em média, R$1000,00 por mês... O que dá R$12000,00 por ano. Se dividirmos 6 bilhões por 12 mil, daria para manter 500.000 brasileiros trabalhando 8 horas por dia. O que está acontecendo??? Porque estamos permitindo isso com nosso dinheiro??? Com a grana que daria para dar emprego a 500.000 pessoas, que com toda certeza iria fazer muito mais pelo país do que os que estão lá fazem, estamos mantendo 594 vagabundos que não fazem nada pelo país???!!!!
Ou eu sou louco ou o brasileiro é muito trouxa mesmo!!!